Thiago Galhardo
Thiago Galhardo

O clássico do próximo sábado é importante para o Clube do Remo não só pela liderança no Campeonato, mas o encontro dos principais times do Estado pode marcar a quebra de um tabu para os azulinos que já se aproxima de uma década. Há 9 anos, o Leão não consegue vencer quatro jogos seguidos no Estadual. Pesquisas constataram que a última vez que isso aconteceu foi em 2004. Naquele ano, o Remo venceu mais que quatro jogos seguidos: foi campeão com 100% de aproveitamento.

Para a maioria dos atletas azulinos, passageiros de primeira viagem do futebol paraense, o tabu soa com aquele velho sentimento de indiferença. “A gente não pensa em quebrar números. A gente pensa em alcançar o nosso objetivo que é se classificar nas primeiras colocações, para poder decidir a semifinal e final em casa. E faz parte passar pelo clássico, assim como pelos outros jogos. O que vale é os três pontos em qualquer jogo, independente de tabu”, afirma o goleiro Fabiano.

Em 2010, o Remo chegou próximo de quebrar a marca. Assim como esse ano, venceu os três primeiros jogos, mas empatou em 1 a 1, justamente contra o maior rival na quarta rodada. Para o meia Thiago Galhardo, contudo, o tabu não assusta, mas sim desperta um sentimento de desafio. Ele lembra que este ano, dois tabus já foram quebrados e o terceiro pode cair neste sábado. “Quando cheguei aqui, me disseram que fazia dois anos que o Remo não ganhava um clássico contra a Tuna e tinha alguns anos que não vencia o Cametá lá dentro. Então, quer dizer que já quebramos dois tabus”, considera. “Quem sabe não se quebra o terceiro. Tabu está para ser quebrado ou ser mantido. Vamos ver como grupo se comporta em cima disso”, concluiu o meia, responsável pelas jogadas de criação que podem resultar em gol sábado.

Diário do Pará, 24/01/2013