Remo 2x2 São Francisco (Paulista e Val Barreto)
Remo 2x2 São Francisco (Paulista e Val Barreto)

No duelo dos Leões, um gol irregular e outra série de perdidos. Este foi o cenário do empate em 2 a 2 entre Remo e São Francisco nesta segunda-feira, dia 04/02, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em partida que encerrou a penúltima rodada do Campeonato Paraense 2013. Com o resultado, a equipe do Oeste garantiu a classificação às semifinais. Já os azulinos perderam os 100% de aproveitamento e adiaram a confirmação do primeiro lugar do turno.

O estreante Rodrigo Guerra foi quem abriu o placar para o Remo em lance difícil, mas que as câmeras confirmaram o impedimento. O empate do São Francisco veio ainda no primeiro tempo com Boquinha. Fabio Paulista e Levy fecharam o marcador. A última rodada acontece na quinta: Leão da capital enfrentará o Águia, no Zinho Oliveira, e o Leão do interior terá o Cametá pela frente, no Parque do Bacurau.

Precisando de um ponto para garantir a classificação para a próxima fase do Campeonato Paraense, o São Francisco foi para cima do Remo nos minutos iniciais. Um chute despretensioso de Boquinha de fora da área e uma jogada individual do lateral Levy assustaram o torcedor azulino. Aos três minutos, a primeira chance real do Leão Santareno. Elielton recebeu, tirou o zagueiro e chutou no gol. Fabiano fez grande defesa.

O Remo, por outro lado, ainda não tinha se encontrado em campo até os 10 minutos do primeiro tempo, com muita dificuldade para sair jogando. Enquanto isso, aos 12′, Caçula tinha a posse de bola, avançou e tocou para Elielton, que acabou se atrapalhando e chocou-se com o goleiro Fabiano. Era mais uma boa oportunidade desperdiçada pela equipe de Santarém, que mandava no jogo até aquele momento.

A equipe do Remo só se espertou aos 16 minutos, quando Val Barreto recebeu de Fábio Paulista na entrada da área e soltou um “petardo” que explodiu na trave do goleiro Jader. Em outro bom momento, Fábio Paulista chutou cruzado na área, a bola passou de dois jogadores azulinos e sobrou para o estreante Rodrigo Guerra, que chutou em cima do goleiro Jader, colocando para a lateral.

Equilibrada, a partida ficou morna a partir da reta final. As duas equipes alternavam lances individuais. O São Francisco chegava com Caçula e com Levy, este, que explorava muito as jogadas laterais. Já o time da capital repetia o que já vinha fazendo nos últimos jogos, quando começava mal, mas, no decorrer da partida, conseguia o equilíbrio de suas ações e, em algumas vezes, até conseguindo surpreender o adversário com o gol.

Foi o que aconteceu aos 32 minutos da etapa inicial. Val Barreto teve uma chance e chutou, de frente para Jader, em cima do arqueiro. No rebote, Diego Ratinho tocou desajeitado e a bola passou do marcador do São Francisco e chegou até Rodrigo Guerra, que tocou para o gol. O Remo ainda comemorava, quando o time do Oeste do Pará empatou. Depois de cobrança de falta, a bola sobrou para Boquinha que só empurrou para o fundo das redes: 1 a 1.

Para o segundo tempo, o técnico Flávio Araújo promoveu duas mudanças, sendo uma delas muita aguardada pelo torcedor do Leão: Edilsinho deu lugar a Ramon. Jhonnatan também voltou na vaga de Nata. A explicação? O treinador foi curto e grosso: “Quero mais jogo”. E teve logo no primeiro lance. Fábio Paulista cruzou dentro da área e Val Barreto chegou atrasado. Ele só teria o trabalho de empurrar para o gol.

A resposta santarena aconteceu no minuto seguinte. O atacante Rodrigão ganhou do marcador e chutou no gol. Fabiano fez a defesa em dois tempos. Quando o jogo parecia caído tecnicamente, o Leão chegou ao segundo gol com Fábio Paulista, o quarto dele no Campeonato Paraense 2013. O atacante recebeu na entrada da área e tocou, sem força, na saída de Jader: Remo 2, São Francisco 1.

O empate, como no primeiro tempo, não demorou. Carlinho Rech fez falta na entrada da área e, na cobrança, Levy não perdoou. Fabiano ainda chegou a tocar na bola, mas ela parou no fundo do barbante. Tudo igual no Estádio Olímpico do Pará: 2 a 2. O São Francisco não virou por muito pouco. Elielton roubou a bola, tocou para Ricardinho que podia fazer tudo que quisesse, mas chutou para fora.

Vendo seu time ser dominado pelo adversário, Flávio Araújo fez uma mudança perigosa. Tirou Guerra e colocou mais um atacante, Leandro Cearense. A alteração deixava seu time vulnerável, ainda porque o adversário se postava melhor em campo. Ricardinho, que havia entrado no lugar Rodrigão, perdia muitas chances de virar o placar. O Leão da capital se segurava como podia e não conseguia sair para o jogo. Fim de papo: igualdade no placar.

Globo Esporte.com, 04/02/2013

» Confira os melhores momentos de Remo 2×2 São Francisco