PSC 1x1 Remo
PSC 1x1 Remo

O jogo entre Clube do Remo e Flamengo (RJ), valendo pela primeira rodada da Copa do Brasil, dia 03/04, no estádio Edgar Proença, o Mangueirão também seguirá o mesmo modelo adotado no Re-Pa do último domingo (24/02).

O Juizado Especial Itinerante julgou e sentenciou penas alternativas à 18 dos 26 detidos durante a partida válida pelo primeiro turno do campeonato paraense. As detenções resultaram da operação integrada, que mobilizou os Sistemas Judiciário e de Segurança Pública do Pará, realizada para garantir a segurança do público e a aplicação do Estatuto do Torcedor.

A esperiência do Juizado Itinerante deverá servir de modelo para a instalação, no Pará, de um Juizado Especial específico, destinado a delitos cometidos em locais de competições esportivas.

Os resultados da operação foram divulgados nesta segunda-feira (25/02), em entrevista concedida na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém. Presidida pelo titular, Luiz Fernandes Rocha, a reunião contou com representantes dos órgãos estaduais de Segurança Pública; da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal; Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel); do Tribunal de Justiça do Pará (TJE); Ministério Público Estadual (MPE); da Defensoria Pública; Polícia Rodoviária Federal e órgãos da Prefeitura Municipal de Belém, como Secretaria de Economia (Secon); Guarda Municipal e Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub), que realizaram ações preventivas e repressivas antes, durante e após o jogo. Todos avaliaram como positivas as ações realizadas.

Detenções

No sábado (23/02), dois cambistas foram flagrados vendendo ingressos próximo ao “Mangueirão”. Ambos foram detidos e autuados. No domingo, durante o jogo, dois adultos e sete adolescentes foram flagrados fazendo apologia às torcidas organizadas nos arredores do estádio. Outros três adultos e 13 adolescentes estavam promovendo desordem. Um dos homens portava um facão, e outro rapaz foi flagrado fumando maconha dentro do estádio.

Reforçando

Para os próximos dois jogos entre Remo e Paysandu, no próximo domingo (03/03) e no dia 17/03, pelo segundo turno do campeonato paraense, e ainda no dia 03/04, na partida entre Remo e Flamengo, pela Copa do Brasil, será posto em prática o mesmo planejamento operacional, que servirá de modelo, segundo o juiz Cristiano Arantes, para a instalação de um Juizado Especial específico para sentenciar delitos em locais de competições esportivas no Pará.

Diário Online, 26/02/2013