Santa Cruz de Cuiarana 2x3 Remo (Thiago Galhardo)
Santa Cruz de Cuiarana 2x3 Remo (Thiago Galhardo)

Foram dois tempos distintos, mas que prevaleceu o empenho da equipe que buscou o gol ao longo dos 90 minutos. Foi assim a partida desta quinta-feira, dia 07/03, no Mangueirão, entre Santa Cruz de Cuiarana e Remo, que terminou com a vitória do Leão por 3 a 2. O jogo encerrou a primeira rodada do segundo turno do Campeonato Paraense 2013, colocou o time da capital na quarta colocação na classificação geral e o time de Salinas em quinto.

As duas equipes voltam a jogar pelo Estadual no próximo domingo, dia 10/03. O Leão terá o clássico contra a Tuna Luso Brasileira, líder da competição até aqui por conta do saldo de gols, no Baenão, a partir das 16h. Já o time de Salinas embarcará para Santarém, no Oeste do Pará, para jogar contra o São Francisco, no Colosso do Tapajós, às 17h.

A partida começou agitada, com as duas equipes no ataque, porém, sem muita objetividade. A bola ficava muito presa no meio-campo e os erros de passes eram frequentes. A primeira jogada trabalhada aconteceu somente aos 7 minutos com o time de Salinas. Uma boa troca de passes deixou o atacante Wescley em condições reais de marcar, mas o bandeirinha já assinalava a posição irregular.

Depois disso, foi a vez do Leão chegar com perigo. Uma triangulação, próximo da meia lua, deixou Leandro Cearense de frente para o gol, mas o atacante acabou chutando por cima da meta do estreante Marcelo Bonan. Claramente jogando melhor, o Remo novamente teve a oportunidade de inaugurar o marcador. Galhardo recebeu sozinho, na entrada da área, e desperdiçou a chance com outro chute pelo alto.

Melhor entrosada e aproveitando o momento da equipe adversária que não conseguia passar do meio-campo, o Remo conseguiu marcar o primeiro gol aos 19 minutos do primeiro tempo. Foi de Jhonnatan. O volante recebeu o toque, também na cabeça da área, e soltou o pé. A bola foi no cantinho de Bonan: 1 a 0 para o Leão. A equipe de Cuiarana fazia uma partida apática, com uma defesa que não conseguia se entender.

Depois dos 30 minutos, caiu o ritmo de jogo, mas ainda era o Remo o dono das principais criações, sendo mais incisivo. Já o Santa trocava passes e tentava explorar as jogadas individuais, o que acabava permitindo o contra-ataque azulino, como, por exemplo, aos 34′. A equipe de Flávio Araújo por pouco não fez o segundo depois de bate e rebate na pequena área. Berg acabou travado e a bola, caprichosamente, saiu pela linha de fundo.

Mal havia começado a etapa complementar e o Remo levou, logo mais três minutos, o famoso “banho de água fria”. Tudo começou com o Santa Cruz trocando passes até Valdir Papel ajeitar a bola para Fumagalli fazer a batida, que tocou na mão de Berg. Pênalti que o próprio Fumagalli converteu: 1 a 1. Para piorar, o lateral azulino já tinha um cartão amarelo e levou o segundo. Resultado? Expulso de campo.

Sinomar Naves, percebendo que poderia sair com um resultado positivo, fez a segunda mudança. Colocou Reis no lugar de Flamel na tentativa de melhorar o meio-campo, já que ex-jogador do Águia de Marabá não se apresentava como de costume, mostrando habilidade e qualidade no setor em que atua. Naquela altura da partida, o que se via era um jogo equilibrado. O Leão, mesmo com um atleta a menos, levava perigo à meta de Bonan, mas o Santa estava aceso.

Tanto estava que Ratinho, um velho conhecido da torcida remista, já estava em campo. Foi dele o gol da virada. O meia-atacante acertou um belo chute e fez um dos gols mais bonitos da competição até então. Um golaço: 2 a 1 Tigre do Salgado. A partida voltou a ficar igual em números de jogadores com a expulsão de João Rodrigo, aos 31 minutos, depois o lateral fez o corte de uma inversão com as mãos.

A emoção tomou conta, de fato, nos minutos finais. Marcelo Bonan levou um verdadeiro “frango” e o Remo conquistou o empate, aos 34 minutos, com Val Barreto em um chute fraquinho de fora da área. A virada foi ainda mais eletrizante. Val Barreto chutou na trave e, no rebote, Thiago Galhardo só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, aos 45′. Ficou nisso: Santa Cruz de Cuiarana 2, Remo 3.

Globo Esporte.com, 07/03/2013

Clique aqui e assista aos melhores momentos da emocionante vitória remista!