Remo 3x2 Paragominas (Paulista)
Remo 3x2 Paragominas (Paulista)

O Remo fez valer o jogo em casa, dominou o Paragominas e venceu por 2 a 0 neste domingo, dia 17/02, no Estádio Olímpico do Pará. Val Barreto, que havia acabado de entrar, abriu o marcador na etapa complementar. Fábio Paulista fechou a contagem aos 35 minutos. Com o resultado, o Leão enfrentará o Paysandu na final da Taça Cidade de Belém, em dois jogos, sendo o primeiro no próximo domingo, dia 24/02, também no Mangueirão. De acordo com o regulamento, os azulinos jogam com a vantagem de dois resultados iguais.

O jogo começou com as duas equipes se estudando, mas era o Paragominas quem se arriscava um pouco mais na frente, talvez porque precisasse do resultado para chegar a final do campeonato. O Remo tentou, por algumas vezes, surpreender nos contra-ataques em velocidade, mas quase sempre foi parado pela defesa do Jacaré. Thiago Galhardo, o principal armador do Leão, ainda não havia entrado no jogo.

O primeiro lance de perigo aconteceu aos 11 minutos. Walber cobrou falta e o zagueiro Cristovam cabeceou contra o patrimônio. Acordado em campo, o Leão chegou novamente com Leandro Cearense em um contra-ataque rápido. Eram três jogadores azulinos contra um do PFC, mas o atacante não tocou para nenhum companheiro e acabou chutando em cima da defensiva do Paragominas. Boa chance perdida.

Aos 18 minutos, a melhor chance da partida até aquela altura: Jhonnatan entrou sozinho em velocidade e chutou forte, mas o goleiro André Luiz fez grande defesa e evitou o que seria o primeiro gol da partida. O Leão era melhor em campo e já tinha maior posse de bola, enquanto o Jacaré encontrava dificuldades para criar e estava acuado em seu campo de defesa. Charles Guerreiro pedia mais movimentação de Aleílson.

Fábio Paulista por pouco não abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo. Galhardo cobrou escanteio e a bola acabou rifada na pequena área, o atacante remista chutou em cima do zagueiro Cristovam, que estava na linha do gol. No minuto seguinte, Walber foi lançado e entrou sozinho, de frente com André Luiz, passou pelo goleiro, mas adiantou demais e tentou cavar um pênalti. Acabou advertido com um cartão amarelo.

Como no primeiro tempo, a etapa complementar começou com o PFC chegando ao ataque. Magno fez bom cruzamento na área, logo aos três minutos, e Dudu cabeceou com muito perigo. A resposta do Leão aconteceu aos 6′. Leandro Cearense avançou pela direita e cruzou para Fábio Paulista. O atacante chegou chutando de primeira e André Luiz fez a defesa à queima-roupa.

Outra vez, com Paulista, o Leão quase conseguiu o gol. Thiago Galhardo deixou o atacante em boa posição e ele acabou chutando com força. O goleiro do Jacaré já havia sido vencido, quando a bola explodiu na trave. Já apresentando alguma dificuldade no ataque de seu time, Flávio Araújo trocou: tirou Leandro Cearense, que não fazia grande apresentação, e entrou Val Barreto, sempre uma esperança de gols.

Na primeira participação no jogo, o atacante fez jus a fama de matador. Ele recebeu do jeito que gosta, de frente para o goleiro, e chutou com força. A bola ainda tocou em André Luiz, mas acabou no fundo das redes: Remo 1 a 0, aos 23 minutos. Poderia ter ampliado com o zagueiro Zé Antônio três minutos mais tarde. Ele passou do marcador na intermediaria e chutou cruzado, ficando fácil para o goleiro André Luiz.

Não demorou e saiu o segundo gol, aos 35 minutos. Em mais um contra-ataque, Fábio Paulista recebeu, deu um toque a frente e chutou na saída de André Luiz: Remo 2 a 0. Depois disso, o que se via era o time da capital administrando a partida e um Paragominas já desacreditado em campo. Final de jogo no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão: Leão classificado 2, Jacaré 0.

Globo Esporte.com, 17/02/2013

Clique aqui e assista aos melhores momentos de Remo 2×0 Paragominas!