Cametá 1x2 Remo (Leandro Cearense)
Cametá 1x2 Remo (Leandro Cearense)

Nos últimos anos, um embate entre Clube do Remo e Cametá é sempre sinônimo de jogo disputado. Quem não se lembra da final do Campeonato Paraense 2012? Ontem, no Parque Bacurau, no reencontro em 2013, não foi diferente. Leão e Mapará se digladiaram até os últimos minutos, mas como vem acontecendo nesses encontros, ganhou o time que foi mais “vivo” durante toda a partida. O Remo tomou um susto com o gol de empate de Leandro Mineiro, mas volta da Terra do Carnaval com mais três pontos e com a liderança do campeonato. A vitória começou a ser construída com o xodó Val Barreto e encerrou com o zagueiro Henrique.

No primeiro tempo, as apostas do técnico Flávio Araújo foram certas. O atacante Val Barreto e o meia Thiago Galhardo, as estreias no time titular -, faziam do Remo um time ofensivo. Antes dos 10 minutos – aos 6 – a dupla mostrou eficiência em uma tabela: Val tocou para Galhardo, foi para a área e esperou o cruzamento para colocar no canto esquerdo do goleiro Labilá: 1 a 0 para o Leão.

O gol foi uma falsa impressão. Logo se percebeu que o meio de campo azulino era frágil. Galhardo trabalhava sozinho, sem apoio dos laterais. Foi só o Mapará descobrir essa “brecha” para dominar. Foram pelo menos três ótimas chances, como aos 36 minutos, quando Wilson deu um “drible da vaca” para entrar na área e por pouco não marca.

Aos 43 minutos, Souza cruzou e Leandro Mineiro, sozinho, cabeceou e a bola ainda quicou no chão antes de enganar Fabiano. Assim, tudo ficou igual no Parque do Bacurau. Só no placar, porque em campo o Leão era inferior. Antes do fim, dois minutos depois do gol, Souza fez bom cruzamento Alex Imperador e quase amplia.

No segundo tempo, como de praxe, o Flávio Araújo “ralhou” com seus pupilos. O Remo voltou mais organizado e melhorou. Assim como na primeira etapa, soube aproveitar o embalo e marcou logo no reinício. Aos 8 minutos, Thiago Galhardo cobra escanteio e Henrique sobe mais alto que a zaga do Mapará para em empurrar para dentro do gol.

Com a vantagem, o Leão tentou administrar a partida, contudo, ainda apresentava muito erros no meio de campo e o Cametá, outra vez, aproveitava. Até que o Flávio decidiu colocar Leandro Cearense no lugar de Val Barreto. Com instruções para jogar próximo de Galhardo, Leandro, assim como Barreto no primeiro tempo, conseguiu formar uma boa dupla com o meia. Em alguns lances dos dois, quase o Remo chegou ao terceiro gol. Ao Cametá, mais acuado, restou se conformar com a derrota.

Diário do Pará, 22/01/2013