Tuna 0x2 Remo
Tuna 0x2 Remo

A primeira vitória em um clássico após quase dois anos de jejum foi mais sofrida do que imaginava o torcedor do Remo, que viu o seu time ser dominado em grande parte do jogo pelo adversário, mas comemorou ao final a vitória sobre a Tuna Luso, por 2 a 0, na noite de ontem, no Mangueirão. Dessa forma, o segundo triunfo consecutivo no Parazão 2013 levou a equipe de Flávio Araújo à liderança isolada da competição.

A Tuna dominou todo o primeiro tempo e o começo do segundo, criando e desperdiçando inúmeras oportunidades de gols. O goleiro Fabiano salvou o time, com algumas defesas importantes, e em outras ocasiões, os atacantes da equipe cruzmaltina falharam no momento decisivo. Na base do “quem não faz, leva”, o Remo, que melhorou muito após a entrada de Thiago Galhardo na vaga de Edilsinho, mantendo o esquema 3-5-2, venceu e chegou aos 6 pontos, mantendo os 100% de aproveitamento.

Agora, o time comandado por Flávio Araújo se prepara para o primeiro compromisso fora de Belém, na próxima segunda-feira, às 20h30, contra o Cametá, no Parque do Bacurau. Já a Águia do Souza, vai tentar a reabilitação diante do Santa Cruz de Cuirana, domingo, às 15h30, fora de casa.

Com a bola rolando ficou logo demonstrado que seria uma partida aberta. A Tuna começou bem melhor em campo, ignorou a pressão da torcida remista, que era a maioria esmagadora entre os mais de 16 mil presentes, e parecia jogar em casa. Tanto que nos 20 minutos iniciais o time cruzmaltino havia finalizado quatro vezes, duas delas com Nenê Apeú.

Os papéis estavam invertidos no começo do jogo. O Leão Azul sofria pressão e mostrava fragilidade em seu meio de campo, com pouca marcação e muitos erros de passe, enquanto os tunantes, comandados por Pedrinho Mossoró e Sinésio criavam sucessivas jogadas ofensivas, desperdiçando oportunidades de gols em sequência. Aos 26 minutos, a Lusa teve um gol anulado por impedimento. Aos 35′, Fabiano precisou fazer milagre para evitar um gol de cabeça de Nenê Apeú, após cobrança de falta de Sinésio.

Com o passar do tempo, o ímpeto da Águia diminuiu um pouco, embora a equipe tunante continuasse melhor em campo. Só que já não chegava com tanta facilidade em condições de finalizar contra o gol azulino. Na parte ofensiva do Remo, bem marcada, a dupla de ataque não conseguia armar jogadas de perigo. Mas bastou Branco acertar um passe, em um contra-ataque aos 42 minutos, para que Paulista acertasse o canto esquerdo de Alan e fizesse 1 a 0 para o Leão. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Os jogadores da Tuna reclamaram uma falta em Pedrinho Mossoró no início da jogada. O zagueiro Hallace recebeu cartão amarelo pelas reclamações e, na volta do intervalo, o técnico Samuel Candido foi expulso pelo mesmo motivo.

O Remo voltou para a etapa final com a mesma formação do primeiro tempo. Já a Tuna, que trocou Edilson por Maninho, continuou melhor em campo, voltando a criar chances de gols, mas esbarrando em Fabiano, como no primeiro minuto, ou na falta de pontaria dos seus próprios atacantes. Por volta dos 8 minutos, Flávio Araújo tirou Edilsinho e colocou Thiago Galhardo, que passou a jogar adiantado, como um terceiro atacante.

O cenário do jogo foi mudando lentamente. Aos poucos, de dominado, o Remo passou a ter o controle da partida, fazendo o que não havia feita ainda: levar perigo ao gol defendido pelo goleiro Alan. Mais seguro também em seu sistema defensivo, o time azulino quase balançou as redes adversárias, em duas cobranças de falta do zagueiro Henrique que assustaram o arqueiro rival.

A Tuna não desistiu de tentar o empate, mas viu Nenê Apeú desperdiçar sua melhor chance depois de receber um belo passe de Mossoró. O atacante se atrapalhou ao dominar a bola e deu tempo para a zaga remista se recuperar e afastar o perigo. Nas arquibancadas, a torcida remista explodiu como se comemorasse um gol, mas o melhor da festa estava guardado para o final.

Já nos acréscimos, a torcida remista viu o centroavante Val Barreto receber lançamento na esquerda, invadir a área e tocar na saída do goleiro, fazendo 2 a 0. Barreto saiu de campo cheio de moral com a torcida. Pela segunda vez consecutiva ele entrou no decorrer da partida e deixou sua marca. Contra o Santa Cruz, na estreia, marcou um golaço de fora da área para garantir os primeiros três pontos da equipe. Ontem, voltou a ser comparado com o astro italiano Balotelli, quando selou o placar em 2 a 0 já nos acréscimos da etapa final.

“Fico muito contente com esse carinho que os torcedores estão tendo comigo. Só espero poder continuar a dar alegria a essa torcida maravilhosa. Para isso, vou continuar o meu trabalho com a mesma dedicação que venho tendo desde que cheguei aqui”, comentou o centroavante, que para alguns é “Valotelli” e para outros “Valcino”, em alusão ao ídolo azulino da década de 1970.

Paulista também agradeceu pelo primeiro gol com a camisa azulina. “Sabia que Deus estava guardando esse gol para o momento certo. Não fizemos um bom primeiro tempo e, graça a Deus, quando tive a primeira oportunidade clara a bola entrou. Foi um gol importante para dar mais tranquilidade ao grupo”, disse.

O Liberal, 18/01/2013