Águia 2x3 Remo (Paulista)
Águia 2x3 Remo (Paulista)

Um jogo ríspido, com duras jogadas, baixo nível técnico, três expulsões e cinco gols. Foi assim a partida entre Remo e Águia, que terminou com a vitória dos azulinos por 3 a 2, nesta quinta-feira, dia 07/02, no Zinho Oliveira, em Marabá. Rafinha abriu o placar para o Azulão, Leandro Cearense empatou e virou, Wando deixou tudo igual novamente, mas Zé Antônio deu números finais, resultado que garantiu o primeiro lugar ao Remo.

Ao Águia restou a reflexão de um primeiro turno pífio, bastante diferente dos últimos anos, quando chegou às semifinais. Com o resultado, a equipe da capital enfrentará o Paragominas em duas partidas. O primeiro duelo será na quinta-feira, dia 14/02, na Arena Verde. A partida de volta está marcada para o domingo, dia 17/02, em Belém, no Mangueirão.

Primeiro tempo agitado no Zinho Oliveira, com dois gols para cada lado

Mesmo com o campo encharcado e o gramado em péssimas condições, o árbitro iniciou a partida e o que se viu era um jogo truncado, com a bola parando muito nas poças de água em vários pontos do Zinho Oliveira. Ainda assim, aos 19 minutos, Tony teve boa chance de abrir o placar para o Leão. Ele alçou a bola na intermediária, mas o zagueiro Zé Antônio perdeu na disputa área. Paulista pegou a sobra e chutou forte, assustando o goleiro Adriano.

O time do Águia, até então, se apresentava tímido, com poucas jogadas criadas no meio-campo por Rafinha e Willian Santos. No primeiro lance do Azulão, Analdo cruzou pela esquerda, mas o atacante Robert não alcançou a bola para fazer o cabeceio. Ele tinha o gol aberto à sua frente. Por outro lado, Fábio Paulista repetia as boas atuações e se movimentava bastante no gramado, especialmente pela lateral direita.

A abertura do placar aconteceu aos 27 minutos da etapa inicial. Foi depois de bate e rebate dentro da área do Remo. A zaga errou o corte e a bola sobrou para Rafinha chutar forte no centro do gol. Fabiano, atrapalhado, não conseguiu fazer a defesa, sobretudo, pela quantidade de jogadores que tinha à sua frente. No lance seguinte, o banho de água fria. Zé Antônio cobrou falta no travessão e, na sobra, Leandro Cearense mandou para o fundo das redes: 1 a 1.

O Leão fez o gol da virada aos 38 minutos. Fábio Paulista cobrou lateral muito rápido na área, Leandro Cearense recebeu, passou do zagueiro e deu um toque curto, por cima de Adriano, marcando o segundo dele no jogo: Leão 2 a 1. Mais uma vez, durou pouco a comemoração. Wando, aos 40′, empatou o jogo novamente. Uma confusão na pequena área e a bola sobrou para o jogador igualar o placar outra vez.

Pouco dinamismo e três expulsões na etapa complementar

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração. Àquela altura, o campo já estava um pouco melhor, pois a chuva havia cessado parcialmente, contudo, ainda era possível observar alguns pontos de alagamento. Aos três minutos, a primeira chegada do Águia. Wando cobrou escanteio e Willian Santos fez o cabeceio com perigo. A bola passou perto da meta do goleiro Fabiano.

Mas o Remo era melhor. Fábio Paulista era incansável e corria por todos os lados do gramado, mas a velocidade do atacante esbarrava no gramado. Ora a bola corria demais, em outros momentos, de menos, dificultando o domínio dos atletas no gramado. Num lance de bola parada, o Leão chegou ao terceiro gol. Zé Antônio cobrou falta com muita força e Adriano ficou apenas olhando: Remo 3 a 2 no Azulão.

O técnico João Galvão, vendo seu time ser dominado pelo Leão, fez duas mudanças por volta dos 20 minutos. Tirou o volante Analdo e colocou o meio-campista Alan Taxista. Era mais um jogador de criação para tentar conseguir o empate. O treinador ainda colocou Danilo Galvão no lugar de Robert. Aliás, o atacante é uma espécie de talismã. Foi ele o autor do gol da única vitória da equipe na competição.

A partida, que já era feia tecnicamente, ficou ainda pior aos 21 minutos da etapa complementar. O Leão chegava ao ataque, o arqueiro Adriano fez a defesa, mas Leandro Cearense ainda tentou, por algumas vezes, tirar a bola das mãos do goleiro do Azulão. O tempo fechou, houve socos e pontapés e o resultado não poderia ser diferente e dois jogadores foram expulsos: Adriano e Cearense. Leandro, que era o titular de Galvão, entrou em campo.

Walber, que havia acabado de entrar no lugar de Guerra, também foi expulso com menos de dois minutos em campo. Ele fez falta feia no goleiro Leandro e levou o cartão vermelho imediatamente. Flávio Araújo, então, tirou Fábio Paulista e colocou Jhonnatan na tentativa de segurar o jogo e garantir o primeiro lugar do turno. Foi o que aconteceu. O time de Marabá não esboçou reação e o jogo terminou 3 a 2 para o Remo.

Globo Esporte.com, 07/02/2013

Confira os melhores momentos do jogo Águia 2×3 Remo