Coletivo no Baenão exigiu bastante da defesa remista
Coletivo no Baenão exigiu bastante da defesa remista

Como de costume, o técnico Flávio Araújo faz mistério sobre escalação do Remo para o jogo de amanhã, às 22h, no Mangueirão, contra o Flamengo (RJ). Desta vez, a dúvida é em relação ao esquema tático a ser adotado para o duelo válido pela abertura da Copa do Brasil 2013. Durante o treinamento coletivo realizado na manhã de ontem, o treinador alternou dois esquemas de jogo: o 3-5-2 e o 4-4-2, ambos com fortes tendências defensivas. De qualquer forma, Araújo já adiantou que só confirmará os titulares instantes antes do começo do jogo.

Para o Re-Fla, o Leão Azul não poderá contar com o zagueiro Mauro, o meia Thiago Galhardo e o atacante Branco. Os três estão suspensos em virtude de punições recebidas na temporada passada, quando defendiam Mogi Mirim (SP), América (RN) e Águia de Marabá, respectivamente. A boa notícia é o retorno do zagueiro Henrique, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo no jogo de quinta-feira passada, pelo Parazão.

Precisando barrar o ataque do Flamengo para evitar uma eliminação logo no jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil – o que ocorrerá em caso de derrota por dois ou mais gols de diferença -, o treinador vai reforçar a defesa no duelo desta quarta-feira. Seja qual for o esquema tático escolhido, a tendência é que o Remo entre em campo com o sistema de marcação reforçado. A meta é anular o esquema ofensivo do técnico Jorginho.

Por isso, apesar dos testes e da tentativa de fazer suspense, tudo indica que Araújo deverá utilizar o esquema com três zagueiros e dois volantes – Nata e Gerônimo -, com apenas Diogo Capela dando suporte aos atacantes Leandro Cearense e Val Barreto. Com isso, o sacrificado deve ser Jhonnatan, que não teria a mesma capacidade de desarme. A única chance de o garoto ser titular seria no caso do treinador optar pela formação no 4-4-2. Nesta variação, o meio de campo remista teria um trio de volantes.

O Liberal, 02/04/2013