Remo 2x2 São Francisco (Val Barreto)
Remo 2x2 São Francisco (Val Barreto)

Dois concorrentes diretos à vaga na Série D hoje duelam por um passo a mais no caminho até o cenário nacional: Paragominas e Remo, quarto e primeiro colocados na fase classificatória, sobem ao gramado da Arena Verde para fazer a terceira partida entre as equipes, mas a mais importante. A partida, que começa às 20h30, opõe o Leão, dono do segundo melhor ataque do Estadual, ao Jacaré, que confia no artilheiro Aleílson para reverter a vantagem dos azulinos, que jogam por dois empates nas semifinais.

Até agora Remo e Paragominas acumulam uma vitória para cada lado no curto histórico de embates entre os dois clubes. Do lado azulino pesa, além da tradição, a campanha invicta que é exclusiva do Leão no campeonato e explica o primeiro lugar e consequentes benefícios do time de Flávio Araújo. No Paragominas, a confiança em um bom resultado é alta: os times do interior têm roubado a cena no futebol estadual e o Jacaré vem embalado por classificações em sequência, como a conquista da Segundinha e o vice na 1ª fase do Parazão, além da presença no quadrangular da Taça Cidade de Belém.

O sucesso na fase principal do Parazão tem influência direta de um jogador: Aleílson. Ele é o artilheiro da competição, com sete gols – sendo dois na Arena Verde e um contra o Remo, no Mangueirão. Nele reside parte da esperança de que o time da casa quebre o incômodo tabu de não ter vencido em casa no Campeonato Paraense. E o Remo, para se prevenir de ser a primeira vítima do Jacaré em seu habitat, prepara marcação especial no artilheiro, que deve ter os três zagueiros azulinos em sua cola, dependendo da parte do campo em que escolher jogar.

Outro fator de motivação extra do jogo é o fato de o time da casa ter a estreia de Charles Guerreiro, seu novo técnico. Ele começou a trabalhar efetivamente a equipe durante a semana, após ser aplaudido pela torcida antes de passar seu primeiro treinamento. Charles, rodado pelo Brasil, mostra preocupação com Thiago Galhardo, que deve entrar no segundo tempo do jogo. Quanto à escalação do alviverde do interior, Weller, dúvida, provavelmente cede o lugar para Adriano Miranda.

Se for para achar combustíveis a mais, o Remo também tem a invencibilidade de Flávio Araújo, que não perde há 39 partidas. Ele, que prefere não se gabar do número, afirmou que, salvo eventualidades, levará a campo a mesma equipe que terminou o último treino tático, na terça-feira, que tem apenas a entrada de Val Barreto na vaga de Leandro Cearense como mudança.

O Liberal, 14/02/2013