Remo 3x1 Cametá (Fábio Paulista)
Remo 3x1 Cametá (Fábio Paulista)

Poucos torcedores do Remo viram a vitória do time por 3 a 1 sobre o Cametá nesta quarta-feira, dia 13/03, no Baenão, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Paraense 2013. Com os três pontos, o Leão assumiu a liderança da competição e manteve os 100% de aproveitamento. Wilson abriu o placar para o Mapará, mas Paulista empatou, Galhardo virou e Zé Antônio encerrou a contagem.

As duas equipes voltam a jogar pelo Estadual no final de semana. O Cametá jogará no sábado, dia 16/03, no Parque do Bacurau, contra a Tuna Luso Brasileira, que venceu o Santa Cruz de Cuiarana por 3 a 1. Já o Clube do Remo reencontrará o Paysandu depois que perdeu a final da Taça Cidade de Belém. Será no domingo, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, a partir das 16h, onde são esperados mais de 40 mil torcedores.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes alternando para chegar ao ataque, mas foi o Remo que protagonizou o primeiro momento perigoso, logo aos 3 minutos. Guerra e Galhardo fizeram uma tabelinha pela lateral direita, o meio-campista fez o cruzamento na área, mas o atacante Leandro Cearense não conseguiu chegar a tempo de empurrar para o gol.

O time do Cametá também teve a chance de abrir o marcador logo no inicio da partida, aos 7 minutos. Depois de boa triangulação, Velber abriu na esquerda para Souza, que arriscou de longe. A bola avançou perigosamente e Landu, se tivesse um pouco mais a frente, teria feito o toque para o fundo das redes, mas foi o goleiro Fabiano quem fez a defesa.

Depois disso, o que se via eram os dois times correndo bastante, mas sem objetividade. Fábio Paulista ainda assustou em num chute que bateu na rede pelo lado de fora. Pelo lado do Mapará, os veteranos Velber e Landu se movimentavam muito por todos os lados do campo de jogo, fazendo cruzamentos e partindo para cima do marcador.

Mesmo sem muita emoção, o placar foi aberto aos 22 minutos da etapa inicial. O Cametá tinha a posse de bola e acabou ganhando o escanteio. Na cobrança de Velber, a defesa do Leão ficou olhando o volante Wilson Guerreiro fazer o cabeceio no primeiro pau. Landu ainda tocou na bola, mas ela já estava dentro do gol. Cametá na frente, 1 a 0.

Ainda no primeiro tempo, aos 36 minutos, o Remo conseguiu o empate. O Leão tinha uma falta para cobrar. Zé Antônio, Fábio Paulista e Berg estavam próximos da bola. O atacante foi quem bateu e Marcelo Pitbull, que estava compondo a barreira de contenção, levantou a mão e o árbitro não pensou duas vezes: pênalti. Paulista cobrou bem, no canto, igualando o marcador: 1 a 0.

Antes do minuto inicial, o Cametá teve a oportunidade de fazer o segundo gol. Velber tocou para Américo, que cruzou na área, a bola passou de todo mundo e Emerson Bala não conseguiu empurrar para o fundo das redes. Pouco tempo depois, era o Mapará quem valorizava a posse de bola, trocava passes e gastava o tempo, já que o empate era um grande resultado.

Até os 15 minutos, o que o torcedor via era um Remo jogando no contra-ataque, mas apenas explorando a velocidade e com poucos lances reais de perigo. Clebson, uma das esperanças do Leão para tirar a sobrecarga de Galhardo, não fazia grande apresentação pela segunda vez consecutiva, apesar de demonstrar bastante disposição.

Contudo, o Mapará não conseguia converter a posse de bola em bons lances e o resultado dessa morosidade certamente custaria caro. Não demorou. O Remo virou com Galhardo depois de cruzamento de Rodrigo Guerra, aos 23′. Três minutos depois, a certificação da vitória. Zé Antônio cobrou falta, a barreira abriu e a bola morreu nas redes de Labilá: 3 a 1 Remo.

Com os três pontos assegurados, o Leão apenas administrou a partida depois dos trinta minutos da etapa complementar. Galhardo aparecia melhor e já dominava as ações no meio-campo. Val Barreto, que estava em campo no lugar de Leandro Cearense, ajudava inclusive na marcação e buscava o jogo por todos os lados. Ficou nisso: vitória do Leão.

Globo Esporte.com, 13/03/2013

Clique aqui e assista aos melhores momentos da vitória remista de virada sobre o Cametá