Flávio Araújo conversa com jogadores antes do treino
Flávio Araújo conversa com jogadores antes do treino

Recomeçar bem é a meta do Remo para o jogo de amanhã, contra o Santa Cruz. Para isso, porém, o time terá que mostrar que superou não só a perda do primeiro turno como as críticas sofridas após a derrota em momento inoportuno.

No coletivo de ontem, o técnico Flávio Araújo preparou a equipe e deu alternativas de jogo para circunstâncias diversificadas ao testar esquemas diferentes do tradicional. Para ele, vital é que o Remo tenha coragem para jogar.

As críticas sofridas pelo Remo após o jogo de domingo foram bem absorvidas, afirmou Flávio Araújo, que vê na maioria um cunho construtivo. “Foram críticas pelas circunstâncias. Eram dois grandes times, por isso não poderíamos ter tido aquela postura no segundo tempo”, disse, lembrando que o Remo só passou a atacar a dois minutos do fim do jogo.

Depois do trauma, que foi a queda, e das críticas, que foram o coice, o time precisa agora recuperar a confiança. Nada melhor para isso do que uma vitória. “É super importante recomeçar bem. E temos que recomeçar com uma vitória para mostrar que estamos na luta. Temos que ganhar esse turno para conquistar a nossa vaga para a Série D e o adversário é um concorrente direto, que formou um grande grupo. Por isso, começar com um grande resultado vai reforçar a confiança do nosso time”, acredita o treinador.

“Todas as vezes que o time foi para o jogo, conseguiu grandes resultados. Tiramos a lição: podemos ser competitivos e ter um bom futebol quando queremos jogar”, afirmou.

Ciente de que encontrará um time sedento por justificar o alto investimento feito por sua diretoria, o técnico remista usou o coletivo de ontem para variar as opções ofensivas. O início da atividade, por exemplo, teve o time no 4-4-2, com um meio campo composto de três volantes.

“Foi uma circunstância de jogo. Não pudemos contar com o Carlinhos Rech e o Mauro. Fizemos esse quadrado no meio. Demorou uns 10 minutos para os jogadores assimilarem o posicionamento mas, quando assimilaram, atuaram bem. A mudança tática demanda tempo de adaptação, ainda mais que estamos há praticamente três meses jogando em um esquema”, disse.

O técnico falou ainda sobre a possibilidade da mudança de esquema favorecer a atuação de Thiago Galhardo. Flávio Araújo crê que o jogador seja capaz de elevar o nível técnico sem que o time mude o esquema. “Ele teve grandes atuações com esse modelo tático e tem potencial para render independente da forma de jogar. Acreditamos que no segundo turno ele voltará a mostrar o nível que mostrou quando chegou ao clube”, disse o treinador.

Amazônia, 06/03/2013