Santa Cruz de Cuiarana 2x3 Remo (Jhonnatan)
Santa Cruz de Cuiarana 2x3 Remo (Jhonnatan)

Tentando retomar o caminho das vitórias após a perda do título do primeiro turno do Parazão, o Clube do Remo entrou em campo contra o Santa Cruz de Cuiarana, que promovia a estreia de seis jogadores – inclusive o meia Fumagalli -, pela primeira rodada da Taça Estado do Pará, nesta quinta-feira (07/03), às 20h30, no Mangueirão, e conseguiu somar 3 pontos, mas ainda sob o formato de emoção até o último minuto. O gol da vitória só saiu aos 46 minutos do segundo tempo!

O Leão precisava dar o primeiro passo rumo à classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro 2013. Jhonnatan, Val Barreto e Thiago Galhardo fizeram os gols para o Clube do Remo, enquanto que Fumagalli e Ratinho descontaram para o Santa Cruz, com direito a várias viradas de placar, jogadores expulsos e muita apreensão vinda das arquibancadas.

Com a vitória, o Remo pulou para a quarta colocação, com três pontos, ficando atrás no saldo de gols em relação a Tuna, Paragominas e Paysandu, respectivamente. O Santa Cruz ficou na quinta colocação, à frente dos rivais da parte inferior da tabela também pelo saldo de gols, já que ficou com apenas um negativo.

Na próxima partida, o Leão joga clássico contra a Tuna, no domingo (10/03), no Mangueirão. Já o Santa Cruz joga diante do São Francisco, no mesmo dia, no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém.

A bola rolou com o público sonolento nas arquibancadas. Diferente de outros jogos, poucos torcedores foram prestigiar o Leão na primeira partida do returno. Apesar da falta do “caldeirão”, os azulinos partiram para cima e tentaram impor maior ritmo nos primeiros lances. Aos 9 minutos, o ataque remista esteve próximo de abrir o placar no Mangueirão. Após tabela na entrada da área do Santa Cruz, Fábio Paulista escapou da marcação e bateu forte, mas desequilibrado, mandou a bola para fora.

Mais uma vez Fábio Paulista foi responsável de uma jogada que levou perigo ao Tigre do Salgado. O atacante do Leão entrou em velocidade no lado direito da defesa do Santa Cruz e cruzou para o meio da área. Thiago Galhardo apareceu como homem surpresa, mas bateu torto e a bola passou longe do goleiro do Tigre, Marcelo Bonan.

Aos 19 minutos, os comandados de Flávio Araújo cumpriram a cartilha do treinador e fizeram um belo gol. Leandro Cearense fez o pivô na entrada da área e rolou a bola para o volante Jhonnatan, que chegou batendo de primeira, no canto, colocando o Remo na frente: 1 a 0.

O volante Nata, uma das surpresas da escalação que iniciou o jogo pelo Remo, também quis deixar a sua marca no fundo da rede. O jogador aproveitou o gramado irregular do Mangueirão e bateu rasteiro de fora da área. A bola ainda quicou em um pedaço de grama e quase enganou o goleiro do Santa Cruz.

A equipe de Cuiarana aparentava desentrosamento no setor ofensivo. Fumagalli, Flamel e Valdir Papel não conseguiam executar jogadas com qualidade e esbarravam na marcação dos três zagueiros do Clube do Remo.

Em puxada rápida de contra-ataque, Fábio Paulista recebeu no bico da grande área e partiu para jogada individual. O camisa 11 cruzou para o meio da pequena área, Jhonnatan chegou batendo, foi travado e a bola foi cortada pela defesa. O volante remista ainda reclamou de penalidade no lance, mas seguiu o jogo.

No final dos primeiros 45 minutos, o clube de Cuiarana ainda tentou reagir e empatar. Com a camisa 10, Fumagalli puxou a jogada de ataque e tocou a bola para o atacante Valdir Papel que, do lado direito da defesa remista, chutou forte e viu a bola passar por cima do gol de Fabiano.

O último lance de perigo, no entanto, foi do Clube do Remo. Fábio Paulista entrou livre pelo lado esquerdo e ficou de frente com Marcelo Bonan, que fechou o ângulo e impediu o segundo gol do Remo. Após a jogada, o árbitro apitou pela última vez no primeiro tempo. Intervalo de jogo e vitória parcial do Leão.

O segundo tempo iniciou bem semelhante ao período inicial de partida. O Remo tomava iniciativa das jogadas de ataque e apostou na velocidade para envolver o adversário e ampliar a vantagem no marcador do jogo.

O que o time de Flávio Araújo não contava era com um pênalti para o Santa Cruz, na marca dos 5 minutos, e ainda perder o lateral-esquerdo Berg, expulso por reclamação. No lance da penalidade, Fumagalli tinha aproveitado uma sobra para tentar o chute e Carlinhos Rech desviou a redonda com o braço. O árbitro marcou a penalidade e deu o segundo cartão amarelo para Berg. O próprio Fumagalli se encarregou de fazer a cobrança e o meia não decepcionou, fazendo o seu primeiro gol com a camisa do Santa Cruz: 1 a 1.

Depois do gol e da expulsão, o Remo teve que reformular a sua maneira de jogar. A primeira providência tomada pela comissão técnica foi substituir um atacante por outro. Val Barreto, cantado em prosa pela torcida, entrou no lugar de Leandro Cearense. Sinomar Naves também utilizou suas armar para aproveitar o fato de ter um homem a mais em campo. O ex-azulino Reis entrou na vaga de Flamel, dando mais velocidade do ataque do Tigre, que passou a ter mais espaço para tocar e dominar a bola.

Aos 22 minutos, quase o desempate através da mudança feita por Sinomar. Reis aproveitou a bobeada da defesa do Clube do Remo e achou um buraco na zaga para lançar o atacante Valdir Papel que, de perna esquerda, chutou rasteiro, passando perto do gol de Fabiano.

Dois minutos depois, o Tigre do Salgado foi recompensado. Outro ex-Remo, Ratinho, foi quem fez um verdadeiro gol de placa no Mangueirão. Depois de desarmar a saída de bola do Leão, Ratinho mandou um “chutaço”, de fora da área, no ângulo, sem chances para Fabiano: 2 a 1 Santa Cruz.

Aos 30 minutos, o lateral estreante João Rodrigo aliviou um pouco a barra do Clube do Remo. Gerônimo executou lançamento longo e o jogador do Santa Cruz utilizou o braço para desviar a bola e evitar o domínio de Val Barreto. O árbitro deu o segundo cartão amarelo e o atleta do Tigre foi expulso.

Aos 34′, outro jogador deu uma colaboração para o Clube do Remo. Val Barreto aproveitou espaço dado pela marcação adversária e arriscou um chute “do meio da rua”. O goleiro Marcelo Bonan caiu confiante para a defesa, mas a bola passou por baixo do camisa 1 e deixou o placar ficar 2 a 2.

Os minutos finais foram jogados na base da pressão. O Leão tentando alçar bolas para dentro área, procurando Val Barreto. Já o Santa Cruz esperava uma oportunidade para encaixar um contra-ataque com qualidade para matar a partida.

Aos 45 minutos, o primeiro gol no campeonato de um dos destaques do Parazão. Val Barreto recebeu livre na grande área, chutou rasteiro, mas a bola bateu na trave e sobrou para Thiago Galhardo, que apenas teve o trabalho de escorar para o fundo da rede: Remo 3 a 2. Depois do lance, o Remo se segurou na zaga e apenas esperou o apito final do árbitro.

Portal ORM, 07/03/2013

Clique aqui e assista aos melhores momentos da emocionante vitória remista!