Paulista abriu o placar no Mangueirão
Paulista abriu o placar no Mangueirão

Simples, porém, eficiente! Foi assim que o Remo conquistou mais uma vitória no Campeonato Paraense, a segunda consecutiva que, de quebra, deu aos azulinos a liderança isolada da competição com 6 pontos ganhos. Com mais de 15 mil pessoas no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, o Leão não desenvolveu um futebol convincente, mas Fábio Paulista e Val Barreto aproveitaram as chances e marcaram os gols da vitória sobre a Tuna Luso, nesta quinta-feira, dia 17/01.

O clube azulino volta a campo na próxima segunda-feira, dia 21/01, para enfrentar o Cametá no Parque do Bacurau. Já a Lusa, que terminou a segunda rodada em sétimo lugar, também jogará fora de casa, contra o Santa Cruz de Cuiarana, no Coutão, no domingo, dia 20/01, em jogo muito importante, pois as duas equipes seguem na parte debaixo da tabela de classificação do campeonato.

Tuna melhor, mas Remo foi mais eficiente

O Remo mostrou seu cartão de visita logo aos 45 segundos de partida. Edilsinho lançou Fábio Paulista em profundidade, mas a zaga da Tuna, com Hallyson, estava atenta a jogou a bola para escanteio. Com a torcida entoando “Leão, Leão”, o time azulino seguia no ataque e, outra vez, levou perigo a zaga adversária com um chute despretensioso do atacante Branco, depois que a redonda sobrou na entrada da grande área.

Depois dos cinco minutos iniciais, as duas equipes apenas se estudavam e prendiam muito a bola no meio-campo. O primeiro chute a gol da Águia veio somente aos 7′ do primeiro tempo. Edilson avançou pela lateral direita, aproveitou que o zagueiro do Remo havia escorregado e arriscou de longe, mas o goleiro Fabiano apenas acompanhou.

Aos 15 minutos, a Tuna se postava melhor em campo. Por duas outras vezes, a equipe mandante teve chance de abrir o placar. Em uma delas, Léo fez boa jogada pela esquerda, cortou o zagueiro do Leão, mas acabou chutando por cima, perdendo uma grande oportunidade. A resposta do Remo veio com Edilsinho. O meio-campista lançou para Branco, mas na corrida, o goleiro Alan chegou primeiro e fez a defesa com segurança.

Mandando em campo, a Águia seguia alternando bons momentos no jogo com Pedrinho Mossoró e Sinésio, pela direita. Aos 26′ do primeiro tempo, a Tuna chegou a marcar um gol, mas o bandeirinha já havia levantado a bandeira, anunciando o impedimento. Próximo dos 35 minutos, em cobrança de falta de Sinésio, o lateral colocou a bola na cabeça de Nenê Apeú. O atacante cabeceou e Fabiano fez milagre, tirando em cima da linha.

Edilsinho, que ganhou a vaga de Josy e estava responsável pelas principais jogadas do Leão, voltou a mostrar habilidade em lance individual. A defesa da Tuna cochilou e o meio-campista dominou a bola e chutou por cima. Na saída de jogo, Mossoró foi travado, perdeu a bola, pediu falta e o árbitro mandou seguir. Fábio Paulista recebeu e tocou na saída do goleiro tunante. A bola ainda bateu na trave antes de entrar, mas morreu no fundo das redes: Remo 1 a 0.

Val Barreto deixa o seu no finalzinho

No retorno para o segundo tempo, o técnico Samuel Candido acabou sendo expulso pelas reclamações tecidas ao arbitro no final da etapa inicial. Com Maninho em campo no lugar de Edilson, o time da Tuna voltou melhor e assustou logo no primeiro minuto. Léo armou boa triangulação, tocou para Pedrinho Mossoró que adiantou demais a bola e Fabiano fez a defesa. O Remo, nesse instante do jogo, errava muitos passes e não passava do meio-campo.

Flávio Araújo, percebendo que seu time não estava bem, promoveu a primeira alteração. Tirou Edilsinho e colocou Thiago Galhardo. Apesar de mudança objetivar dar mais movimentação, foi a Tuna quem chegou outra vez e esteve perto de empatar. Maninho fez boa jogada, cruzou para Mossoró desequilibrado e sem condições de empurrar para o gol. Zé Antônio também fazia a marcação e salvou o Leão.

O Remo acordou no jogo depois que Thiago Galhardo sofreu falta próximo da grande área. Na cobrança, o zagueiro Henrique arrematou com muita força, o goleiro Alan ainda chegou a tocar na bola, mas ela explodiu no travessão e subiu. Grande chance do Remo. A Águia não se abateu e voltou a atacar. Pedrinho Mossoró recebeu a bola na intermediária, tocou para Nenê Apeú que perdeu o tempo da jogada e acabou desarmado.

Sem lances de muito perigo, a partida seguia de forma equilibrada, com ambas as equipes chegando pouco ao ataque. Contudo, o jogo era mais aberto e a correria predominava no gramado. Remo explorava o meio-campista Thiago Galhardo e o atacante Val Barreto, que ainda teve tempo de marcar o segundo em mais um belo gol. Ele passou da marcação, tirou Alan da jogada e tocou bonito para o fundo das redes. Fim de partida: Remo 2 a 0.

Globo Esporte.com, 17/01/2013