Cametá 1x2 Remo (Val Barreto)
Cametá 1x2 Remo (Val Barreto)

Matematicamente, o Remo chega ao clássico Re-Pa de nº 713, marcado para sábado, às 16h, no Mangueirão, em melhores condições do que o rival. A vitória apertada sobre o Cametá, ontem à noite, no Parque do Bacurau, por 2 a 1, manteve o Leão Azul na liderança isolada do Campeonato Paraense, com nove pontos, 100% de aproveitamento e a melhor defesa – apenas um gol sofrido. Apesar disso, a equipe não tem mostrado evolução no setor de meio de campo, que se mostra incapaz de reter a bola e organizar jogadas ou até mesmo marcar sem abusar das faltas.

Portanto, a vantagem do Leão Azul é muito mais psicológica do que técnica, já que o último oponente antes do duelo com o Paysandu serviu muito mais como aquecimento para o elenco do que como teste de força. A resistência encontrada do outro lado do campo foi mínima. Além disso, é bom lembrar que o Mapará segue na vice-lanterna do Parazão, com somente um ponto.

Os três gols da partida foram marcados de cabeça. Val Barreto fez o seu terceiro na competição logo aos 6 minutos de partida, enquanto Leandro Mineiro deixou tudo igual no final da primeira etapa. No início do segundo tempo, o zagueiro Henrique garantiu o terceiro triunfo remista no torneio.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado. O Remo no clássico diante do Paysandu, às 16h, no Mangueirão, enquanto o Cametá vai tentar surpreender a Tuna Luso, às 09h30, no Souza.

A etapa inicial foi dominada pelo time da casa, mas os visitantes foram responsáveis pelos primeiros lances de perigo. Zé Antônio assustou pela primeira vez com uma cabeçada perigosa, após cobrança de falta de Thiago Galhardo aos dois minitos. O gol viria logo depois, aos 6′, novamente em uma bola levantada na área. Thiago Galhardo recebeu na direita e cruzou na medida para Val Barreto subir mais do que a zaga cametaense e cabecear sem chances para Labilá, que nem esboçou reação.

Atrás do marcador, o Cametá partiu em busca do empate e quase conseguiu seu objetivo aos 11 minutos. Em cobrança de falta, Souza quase acertou o ângulo direito de Fabiano. Aos 18′, o mesmo Souza cobrou escanteio e Guará cabeceou no travessão.

Errando muitos passes no meio de campo, o Remo mostrava dificuldade em manter a posse de bola e, nos poucos contra-ataques que conseguia encaixar, acabava os desperdiçando com finalizações precipitadas.

Aproveitando o recuo do time azulino, os donos da casa empataram aos 42 minutos. Américo escapou pela direita e cruzou na cabeça de Leandro Mineiro, que desviou sem chances para Fabiano. Nos acréscimos, Alex Pedrosa escorou cruzamento de Adelson e quase conseguiu a virada.

O Cametá voltou do intervalo partindo para cima do Remo, mas dava muito espaço para os contra-ataques, tanto que o adversário quase fez o segundo gol com Paulista, aos 4 minutos. Labilá fez grande defesa e espalmou para a linha de fundo. Só que aos 8′, após cobrança de escanteio, o goleiro cametaense não conseguiu segurar a cabeçada de Henrique: Remo 2 a 1.

Novamente em vantagem no placar, o Leão passou a explorar melhor os espaços deixados pelo time da casa, que partia com tudo em busca de um novo empate e o Remo só não fez o terceiro aos 19′, com Thiago Galhardo, e aos 32′, com Leandro Cearense, porque Labilá fez duas grandes defesas. Já aos 24′, quando Berg fugiu pela esquerda e chutou cruzado, faltaram apenas alguns centímetros para Leandro Cearense, de peixinho, aproveitar o rebote da zaga.

O jogo seguiu até o final nesta mesma toada, com o Cametá pressionando a todo momento e o Remo tentando ampliar na base do contra-ataque, mas o placar permaneceu mesmo, garantindo ao Leão Azul a liderança do Parazão e uma semana de Re-Pa tranquila.

O Liberal, 22/01/2013