Remo 3x2 Paragominas
Remo 3x2 Paragominas

Líder isolado e classificado. Esta é a situação do Remo, que na noite de ontem venceu o Paragominas por 3 a 2, de virada, no Mangueirão, manteve os 100% de aproveitamento e garantiu vaga nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Paraense, faltando ainda duas rodadas para o término da etapa classificatória da competição.

Desde 2004, quando foi campeão estadual vencendo todos os jogos, o time azulino não vencia cinco partidas consecutivas. O resultado foi o presente de aniversário que Flávio Araújo havia pedido. O treinador, que completou 50 anos na terça-feira, ganhou o tradicional “banho” de ovos e trigo dos seus atletas assim que o árbitro apitou o final da partida. Além disso, a vitória deixou o Leão Azul com 15 pontos, cinco à frente do novo vice-líder, o São Francisco, que fez 3 a 0 na Tuna Luso, em Santarém. O Paragominas segue com 7 pontos, mas ainda se mantém no grupo dos quatro que vão ao mata-mata.

Dentro de campo, a noite de ontem foi de Fábio Paulista e Thiago Galhardo. O atacante marcou dois gols e o meia foi o melhor em campo, mesmo tendo participado apenas no primeiro tempo. Machucado, Galhardo foi substituído por Edilsinho e já virou dúvida para o duelo contra o Leão santareno, na próxima segunda-feira, às 20h30, no Mangueirão. O artilheiro Val Barreto, por seu turno, pela primeira vez deixou o jogo sem ter anotado um gol.

Desde o início, o Remo procurou jogar nos erros do Paragominas, principalmente nos passes. Foi assim que construiu uma vantagem de dois gols no início do segundo tempo, mas antes veio o susto. Logo aos 4 minutos de jogo, a zaga remista falhou e Aleílson aproveitou para fazer 1 a 0, marcando seu quinto gol na competição e se isolando na artilharia do Parazão.

O Remo encontrava dificuldade para neutralizar o meia Bruno Maranhão e os atacantes Aleílson e Tony Love, mas o meio de campo do Leão, comandado por Thiago Galhardo, foi determinante para a construção do resultado. O meia, aliás, jogou com liberdade e, aos 22 minutos, fez uma bela jogada individual pela direita, driblando o lateral esquerdo Ronaldo Capeta e cruzando para a pequena área. Após o rebote da defesa, Zé Antônio apareceu para fazer o gol de empate, acordando a torcida remista, que apesar de em pequeno número nas arquibancadas empurrou o time para a virada.

Thiago Galhardo, mesmo já sentindo a contusão na coxa direita, também deu o passe para o segundo gol remista. Aos 26 minutos, ele cobrou rapidamente uma falta, enfiando a bola para Fábio Paulista, que pegou a defesa alviverde desguarnecida e acertou um chutou forte no canto esquerdo de André Luiz: Leão 2 a 1.

Na volta para o segundo tempo, o Remo foi logo colocando a bola na rede do PFC, mas Val Barreto estava em posição de impedimento. Apostando nos contra-ataques, como nos quatro jogos anteriores, os donos da casa criaram algumas chances para ampliar o placar. O terceiro gol só saiu por causa de uma falha infantil da zaga adversária. Aos 14 minutos, Cristóvão tentou recuar bola para Rubran, mas Paulista foi mais rápido e roubou a bola, invadindo a área e fuzilando André Luiz: Leão 3 a 1.

Após o terceiro gol, o Remo passou a jogar do jeito que gosta. Explorando os erros do rival e saindo em rápidos contragolpes, mas Leandro Cearense, que havia substituído Val Barreto, não estava em noite inspirada e desperdiçou ao menos três grandes oportunidades. No final, porém, as chances desperdiçadas quase custaram caro ao time da capital. Aos 41 minutos, Bené completou cruzamento de Bruno Maranhão e fez o segundo gol do PFC. O que deixou o jogo tenso até o apito final de Joelson Nazareno Cardoso, mas a quinta vitória azulina estava garantida.

O Liberal, 31/01/2013