Remo 2x2 São Francisco (Val Barreto)
Remo 2x2 São Francisco (Val Barreto)

O empate era um resultado improvável. Afinal, uma vitória para qualquer um dos Leões traria diversos benefícios. Mas no empate de 2 a 2 de ontem, entre Clube do Remo e São Francisco, o trio de arbitragem foi o protagonista da noite. Ao terminar o jogo, saiu com forte escolta policial, sob vaias e xingamentos das arquibancadas do Mangueirão. Das equipes, ouviu críticas dos dois lados. Foi da boca do vice-presidente do Remo, Zeca Pirão, que ouviu mais. “Juiz e bandeira são dois vagabundos. A diretoria vai tomar uma providência para eles nunca mais apitarem jogos do Remo”, afirmou Zeca Pirão.

Com o resultado, o Leão da capital permanece invicto, mas perdeu os 100% de aproveitamento e a chance de terminar líder isolado (o rival Paysandu pode ultrapassar na última rodada). Já o Leão do Tapajós conseguiu a classificação para a fase de semifinais.

Com a bola rolando, o São Francisco começou melhor. Logo aos 4 minutos, por pouco, não inaugurou placar com Elielton. Um minuto depois, o máximo que o Remo conseguiu fazer foi pedir um pênalti em Edilsinho.

O Leão do Tapajós estava com tudo. O trio Caçula, Boquinha e Elielton aprontavam demais. O Leão de Belém, por sua vez, tinha o oportunista Val Barreto, que meteu uma bola na trave aos 16 minutos. Foi o suficiente para despertar os pupilos de Flávio Araújo do sono. Aos 19 minutos, uma boa tabela entre Edilsinnho e Diego Ratinho, quase gerou um gol do estreante Rodrigo Guerra.

O jogo era equilibrado. Entretanto, as investidas do Remo eram mais eficientes. Aos 31 minutos, outra boa tabela, dessa vez entre Edilsinho e Fábio Paulista. A bola chega para Val Barreto, que bate em cima de Jader, mas a pelota decidiu sobrar para o esperto Rodrigo Guerra, dessa vez, empurrar para dentro. Aconteceu impedimento no lance, não marcado pela arbitragem. Os atletas de Osvaldo Monte Alegre não se abateram. Aos 35 minutos, Boquinha empatou em jogada de oportunismo e falha da zaga do Remo.

No segundo tempo, Araújo decidiu fazer duas alterações no meio de campo. Saíram Nata e Edilsinho e entraram Jhonnathan e Ramon, a grande estreia da noite. Na sua primeira jogada, quase deixa Fábio Paulista na cara do gol, mas parou por aí. Foi o outro substituto, Jhonnhatan, que fez Paulista marcar o segundo.

Assim como no primeiro tempo, o empate não demorou a sair. Aos 19 minutos, Levy bateu uma falta estilo Ronaldinho Gaúcho: na hora da cobrança, ele correu, esperou a barreira pular, e mandou no canto direito. O gol acendeu os santarenos e ficaram próximos de virar.

Diário do Pará, 05/02/2013