Fabiano e Val Barreto
Fabiano e Val Barreto

Este sábado, dia 26/01, acontece uma das partidas mais aguardadas do ano pelas torcida de Remo e Paysandu. Os dois maiores clubes do Pará se enfrentam no Mangueirão, a partir das 16h, em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Paraense. A partida promete ser bastante equilibrada. De um lado, um Clube do Remo com 100% de aproveitamento, com a defesa menos vazada do campeonato e líder isolado da competição, com 9 pontos. Do outro, o Paysandu com o melhor ataque, com os artilheiros do Parazão (Rafael Oliveira e João Neto) e sedento por roubar a liderança do primeiro turno do estadual.

O discurso, de ambos os lados, foi o mesmo: em clássicos não há favoritos. Sendo assim, os times chegam em igualdade de condições para a partida. O técnico Flávio Araújo aposta na solidez do sistema defensivo, composto pela trinca Zé Antônio, Carlinhos Rech e Henrique, que sofreu apenas um gol nos três jogos disputados até aqui. Na frente, o candidato ao posto de xodó azulino, Val Barreto, apelidado de “Valotelli” pela torcida remista, espera manter a boa fase. O atacante marcou gols em todos os jogos do Leão até aqui e não quer passar em branco justamente contra o maior rival.

Enquanto isso, Lecheva, o comandante bicolor, leva em consideração o entrosamento do seu time, cuja base é praticamente a mesma do ano passado e que garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Os reforços nem foram tantos e, destes, apenas três devem estar em campo contra o Leão: o volante Esdras, o meio-campista Eduardo Ramos e o atacante e ídolo Iarley, que deve fazer sua reestreia pelo clube durante o segundo tempo da partida. Com tantos aperitivos, não faltam motivos para acompanhar o primeiro Re-Pa da temporada 2013.

Pela primeira vez no campeonato, Flávio Araújo mantém o mesmo time em dois jogos

A equipe titular que vai entrar em campo mais tarde deve ser exatamente a mesma que venceu o Cametá na última segunda-feira, por 2 a 1, no Parque do Bacurau. Será a primeira vez que técnico do Leão não altera a formação entre uma partida e outra. Na armação da equipe, posição que ainda não está consolidada do time, continua o jovem Thiago Galhardo, cria da base do Botafogo (RJ). O camisa 10 azulino conquistou a posição após Flávio Araújo testar Josy e Edilsinho, que não convenceram o treinador. No ataque, o bom momento de Val Barreto fez com que Branco perdesse, de fato, a vaga no setor ofensivo.

A única novidade na equipe azulina é a possível estreia do volante Gerônimo, regularizado na última quinta-feira. A princípio, o atleta ex-Ponte Preta (SP) será uma das opções de Flávio Araújo no banco de reservas, mas certamente entrará no decorrer da partida. O meio-campista Ramon, maior contratação do Leão para o Parazão, permanece fora, sem condições físicas e, também, porque não foi regularizado a tempo para o clássico.

Globo Esporte.com, 26/01/2013