Val Barreto
Val Barreto

O equilíbrio entre Remo e Paragominas ainda é mais vantajoso para o Leão, que joga por mais um empate na semifinal de hoje, no Mangueirão. Mas a julgar pelo jogo de ida, no município verde, a promessa para a tarde deste domingo é de imprevisibilidade. Os semifinalistas disputaram intensamente os primeiros 90 minutos da decisão, que trouxe um Remo conservador e preciso contra o Jacaré intempestivo e empolgado, que vem ao Estádio Olímpico disposto a fazer história.

Tudo parecia certo para o Remo, que na última quinta-feira aumentava sua vantagem na semifinal. Isso até os 47 minutos do segundo tempo, quando a figura de Aleílson, maior goleador do Brasil até agora, novamente apareceu em um momento decisivo. O gol do empate por 2 a 2 representou para o time do Paragominas muito mais que a igualdade: a equipe interpreta o fato como uma prova do poder de superação do time, que vem ascendendo meteoricamente no cenário estadual.

Para Ilaílson, volante e capitão do time, o jogo de hoje deve marcar em definitivo o nome do Paragominas no futebol do Estado. “Em Cuiarana já estava tudo pronto para a festa e fomos campeões”, diz o jogador, usando a conquista da Segundinha para ilustrar a motivação do Jacaré em decidir um turno da elite do Parazão. Para tentar o feito, o time de Charles Guerreiro vem a campo com a mesma formação da última partida.

O mesmo não se pode dizer do Remo, que terá várias mudanças. Começando no setor defensivo: o capitão, Carlinhos Rech, foi punido com o terceiro cartão amarelo e abre vaga para Henrique, que reestreou justamente no último jogo contra o adversário de hoje. Diego Ratinho, com uma lesão no adutor da coxa esquerda, deve dar lugar a Berg, que também volta de lesão. Walber, que cumpriu suspensão após ser expulso contra o Águia, pode aparecer na lateral direita, que foi ocupada por Rodrigo Guerra na quinta-feira.

Nos setores de criação e ataque, mais “dores de cabeça”. Thiago Galhardo e Endy ainda disputam para ver quem será o camisa 10 e principal – ou único – responsável pela articulação de jogadas ofensivas. No ataque, Leandro Cearense está liberado para jogar, mas ainda não sabe se ganha a camisa 9: Val Barreto marcou um golaço mais uma vez e colocou uma dúvida na cabeça do treinador. O que Flávio Araújo tem certeza é que o time remista não vai entrar no gramado do Mangueirão confiando na vantagem do empate. “Com o apoio da torcida vamos com tudo em busca de uma grande vitória”, disse.

Amazônia, 17/02/2013