Zé Antônio e Val Barreto
Zé Antônio e Val Barreto

Muita gente se pergunta: o que se faz em uma partida de futebol? Para alguns, é uma diversão. Vivem, respondem outros. E sofrem, alegam tantos outros. Na partida de hoje, entre Clube do Remo e Águia de Marabá, todos esses sentimentos entrarão em campo, a partir das 20h30, no Mangueirão. Até antes do jogo, as sensações já eram comuns.

Até a tarde de terça-feira, o embate tinha endereço certo: o estádio Baenão, lar do Leão. Sabe-se que lá, mesmo com transtornos de arquibancadas ruins e banheiros impróprios, é o lugar em que a torcida azulina se sente bem. Mas a Vigilância Sanitária tocou na ferida e disse que os laudos dos órgãos estavam vencidos. Jogo transferido para o Mangueirão, logo no momento mais importante para as pretensões azulinas. Quanto sofrimento para assistir a partida derradeira.

Para se classificar, só um resultado interessa ao Leão: a vitória. Se perder, o clube pode ficar mais um ano sem série. Por isso mesmo, os últimos dias na Toca do Leão foram de treinos, concentração e motivação. Além de deixar equipe mais ofensiva no retorno ao 4-4-2, o técnico Flávio Araújo irá passar um vídeo motivacional aos seus atletas, com mensagem de familiares e palavras de incentivo, horas antes do jogo. O Remo chega vivendo o futebol em todos os aspectos.

Já o Águia de Marabá quer sobreviver na elite do Parazão. Tem uma missão delicada: está em último na classificação geral. Frente a difícil tarefa, fontes extra-oficiais de Marabá, já dizem que cair para a segundinha poderia até ser um bom negócio, pois, no final das contas, o Azulão passaria o ano todo em competições, com a Copa do Brasil, Série C e a primeira fase a partir de novembro. Seria uma diversão?

O técnico João Galvão, por sua vez, garante o time pra frente e diz: “vai vencer quem tiver mais nervos”. Enfim, torcedor, hoje é dia de se divertir, viver e sofrer. Hoje é dia da emoção do futebol.

Diário do Pará, 28/03/2013