Carlinhos Rech e Leandro Cearense
Carlinhos Rech e Leandro Cearense

Remo e Flamengo (RJ) protagonizam hoje, às 22h, no Mangueirão, o principal duelo da rodada de abertura da Copa do Brasil 2013. A partida, que terá transmissão ao vivo para todo o Brasil, coloca o Leão Azul novamente no cenário nacional do futebol brasileiro – fato que não ocorria há exatos três anos.

Desde março de 2010, quando enfrentou o Santos (SP) de Neymar e Ganso pela mesma competição, o Remo não participava de um confronto interestadual contra uma equipe do eixo Rio-São Paulo. Depois disso, o duelo contra um time de maior expressão ocorreu apenas no ano passado, quando os azulinos caíram na segunda fase do torneio diante do Bahia (BA), na época recém-promovido à Série A do Brasileiro.

Caso não passe pelo Flamengo, será a única chance na temporada de enfrentar um clube da elite. Cientes desta situação, os jogadores do Remo não querem deixar a oportunidade escapar. “Creio que um jogo como esse é uma grande oportunidade para qualquer jogador, até pela visibilidade maior, pela presença da mídia nacional e tudo que cerca um jogo contra o time de maior torcida no Brasil. Por isso, a vontade de fazer uma grande apresentação é enorme para todos nós”, confessou o atacante Val Barreto, um dos artilheiros do time na temporada – divide a vice-artilharia do Parazão com o colega Paulista, ambos com 8 gols.

O retorno aos holofotes é festejado, mas ocorre em um momento delicado. Na mesma semana do clássico diante do Paysandu, válido pelas semifinais da Taça Estado do Pará – o returno do Campeonato Paraense. Enquanto divide as atenções entre as duas competições, o rival aproveita a semana livre de compromissos para se concentrar exclusivamente no Re-Pa do próximo sábado.

“É claro que seria melhor ter a semana livre para treinar de olho na semifinal contra o Paysandu, mas a gente também sabe que uma vitória sobre o Flamengo vai nos encher ainda mais de motivação para o Re-Pa de sábado”, ponderou o zagueiro e capitão Carlinhos Rech, que deve formar o trio de zaga ao lado de Zé Antônio e Henrique.

O técnico Flávio Araújo não considera o duelo na Copa do Brasil “inoportuno” e espera que a partida sirva, justamente, como motivação para o time melhorar no Parazão. “A vitória contra o Águia, na semana passada, já recuperou muito da autoestima do time. Por isso, acreditamos que um bom resultado contra o Flamengo vai dar ainda mais confiança”, disse Araújo.

O Liberal, 03/04/2013