Remo 0x1 Flamengo-RJ (Val Barreto e Diogo Capela)
Remo 0x1 Flamengo-RJ (Val Barreto e Diogo Capela)

A atmosfera da cidade de Belém foi pintada com as cores de Clube do Remo e Flamengo (RJ). O jogo de estreia de Leão e Urubu, na Copa do Brasil, animou a cidade. Dentro de campo, o Remo não correspondeu as expectativas. Perdeu por 1 a 0, em um Mangueirão com um pouco mais de 23 mil espectadores, que constaram que, seja Campeonato Paraense, seja Copa do Brasil, o problema do Leão continua sendo o meio de campo.

Assim, o Urubu pôde voltar a voar, com uma bela jogada de Rafinha, aos 9 minutos do segundo tempo, que driblou dois zagueiros e marcou. Ao menos, o Leão forçou o jogo do volta, no Rio de Janeiro, no próximo dia 17/04. Além disso, ficou com toda a sua cota da renda do jogo, pouco mais de R$ 680 mil.

O Flamengo começou pressionando com três escanteios praticamente seguidos. No rebote de um deles, nova bola cruzada na área e Hernane cabeceou com perigo. A resposta do Remo veio logo. Bola roubada no meio de campo, Val Barreto tabelou com Leandro Cearense, que cruzou na área. O goleiro Felipe espalmou errado e Diogo Capela chutou, mas a zaga cobria o gol.

A igualdade de chances mostrava o equílibrou até os primeiros 25 minutos, mas conforme o ponteiro do relógio andava, o time de Jorginho começou a se adaptar ao gramado ruim do Mangueirão. O time de Flávio Araújo esqueceu a troca de passes e só tentava chegar ao gol por meio de ligações direito. Depois de passar mais de dez minutos de sufoco, os azulinos conseguiram um só chute, com Leandro Cearense. Ele enganou o marcador, mas exagerou na força e a bola foi para longe.

Os donos de casa começaram o segundo tempo com dois escanteios e um chute a seu favor, mas os visitantes inauguram o placar do Mangueirão. Rafinha, em lance inspirado, resolveu mostrar como se faz. Com a bola dominada pelo lado esquerdo da área, ele passou por dois zagueiros, avançou e tocou, com efeito, para dentro do gol.

Atrás no marcador, o Remo tentou pressionar. Aos 22 minutos, Walber cruzou na área para a cabeçada de Val Barreto passar por cima. A essa altura, os treinadores começaram a mexer em suas equipes com objetivos distintos: Jorginho deseja administrar o resultado e Flávio buscava o gol de empate, que esteve nos pés de Leandro Cearense aos 41 minutos, quando o atacante chutou por cima do gol de Felipe. Paulista abria sozinho pela esquerda… Não deu para o Leão.

Diário do Pará, 04/04/2013

Clique aqui e assista aos lances da estreia do Remo na Copa do Brasil 2013