Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Um resumo do projeto de reestruturação administrativa do Remo – com ênfase nas áreas de marketing, comercial e relacionamento com o torcedor – será divulgado na próxima terça-feira (30/07), às 19h, durante reunião da nova diretoria do clube, que foi empossada há pouco mais de uma semana pelo presidente Zeca Pirão e conta com a participação de ex-diretores da Assoremo (Associação de Sócios do Clube do Remo).

De acordo com o diretor comercial, Stefani Henrique dos Santos, a apresentação será aberta aos associados do clube. O projeto é o resultado das reuniões realizadas nos últimos dias entre Zeca Pirão, o vice-presidente executivo, Maurício Bororó, o vice de futebol, Henrique Custódio e os novos dirigentes da agremiação.

No futebol, ficou definido a permanência do técnico Charles Guerreiro e de pelo menos cinco jogadores – Fabiano, Carlinho Rech, Henrique, Reis e Leandro Cearense -, que se juntarão aos garotos do sub-20 para formar o elenco profissional pelo menos até o final do ano, quando as contratações de reforços com vistas ao Parazão 2014 serão iniciadas.

Na área comercial e de marketing, o projeto contempla ações que pretendem criar novas fontes de renda para o clube, atraindo novos associados ao mesmo tempo que busca recuper os antigos, que há algum tempo deixaram de pagar suas mensalidades em dia. Além disso, um plano para aumentar o número de sócios-torcedores também está sendo elaborado e em breve será lançado. Dessa vez, no entanto, a diretoria remista concordou em tratar do projeto de reestruturação de forma integrada e não mais compartimentada como tradicionalmente era feito no clube.

É desta maneira interligada, aliás, que os novos dirigentes do clube esperam trabalhar em conjunto para gerar receita para o clube através de ações que visam a fidelização dos sócios azulinos.

Diretoria quer a volta dos sócios

Dentro do projeto de reestuturação da administração do Remo, a nova diretoria azulina estabeleceu como uma de suas principais linhas de trabalho a recuperação dos sócios perdidos ao longo dos últimos anos. O clube, que atualmente conta com 20 mil torcedores associados, recebe mensalidades em dia apenas de aproximadamente 400 deles.

A perda tem dois motivos principais. Além da decadência no futebol, com falta de títulos de expressão e os sucessivos rebaixamentos desde 2008, há a total ausência de benefícios para os sócios ativos. Por isso, o diretor comercial Stefani Henrique dos Santos já anunciou que uma campanha para recuperar os associados que estão afastados do clube será lançada a partir de agosto. Batizada de “O Remo me chamou, eu vou!”, a iniciativa pretende aumentar o número de associados adimplentes para 3 mil até o final do ano.

“Nossa meta é 3 mil sócios no fim do ano, o que daria ao Remo uma arrecadação em torno de R$ 500 mil por mês. Estamos trabalhando. Vamos fazer uma série de ações. A partir de agora, vamos fazer um trabalho de conscientização do torcedor, para mostrar que o apoio dele é fundamental para termos um time competitivo”, afirmou Stefani Henrique, aproveitando a oportunidade para convocar desde já a participação dos torcedores azulinos em geral.

“A torcida quer um time competitivo, que brigue por títulos e saia desta situação de brigar todo ano para não ficar sem calendário no segundo semestre? Se não tiver participação popular, o clube não consegue ser competitivo”, completou. Para Stefani, a melhor maneira de reaproximar o sócio do clube, além de oferecer anistia aos inadimplentes, é tornar a gestão cada vez mais transparente e democrática.

Meta nº 1: a conquista do Parazão em 2014

Em 2014, o Remo terá mais uma vez a missão de acabar com o jejum de cinco anos sem conquistar o Campeonato Paraense e garantir assim participação na Série D do Brasileiro. Para conseguir estar em uma situação esportiva mais confortável – hoje a equipe está sem calendário oficial para o segundo semestre em virtude do fracasso no Parazão -, o clube quer se reestruturar para conseguir novas receitas.

Um dos principais planos está focado em seu Programa Sócio-Torcedor. Essa é a prioridade do marketing do Leão Azul para os próximos cinco meses. O Remo quer reformular o programa e fazer uma grande campanha para conseguir novos sócio-torcedores. Atualmente, o clube conta com 800 adeptos, mas o objetivo é chegar a 2 mil no início do ano que vem.

O clube não deve alterar o modelo atual, que dá aos sócios o direito ao ingresso. O que deve ser feito para recuperar participantes do programa que deixaram de pagar suas mensalidades nos últimos meses é o mesmo que se ofereceu recentemente aos sócios-proprietários: anistia.

“Assim como aconteceu com o sócio-proprietário, quando o Remo deu anistia para os sócios que estavam em débito com o clube, o sócio-torcedor do Remo também terá esse sistema. Hoje possuímos um pouco mais de 800 sócios-torcedores em dia com o Remo, mesmo com o clube sem calendário e isso nos surpreendeu”, comentou o diretor comercial do clube, Stefani Henrique.

O Liberal, 28/07/2013