Nata e Tony
Nata e Tony

A novela sobre a participação do Remo na Série D do Campeonato Brasileiro parece interminável. Mesmo depois da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) enviar ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmando a participação do Vilhena (RO) na Série D do Campeonato Brasileiro, a expectativa de que o campeão rondoniense desista de sua vaga na competição nacional não foi completamente descartada pela diretoria azulina.

Uma nota publicada no início da noite de ontem, no site do Portal de Vilhena, afirmava que o clube teria decidido abrir mão da disputa por falta de condições financeiras – decisão que seria seguida pelo vice-campeão Pimentense (RO).

A informação deve ser confirmada até o final da manhã de hoje, quando expira o prazo dado pela CBF aos clubes rondonienses. A entidade máxima do futebol brasileiro já teria garantido à diretoria do Vilhena que a possível desistência não acarretaria qualquer punição ao clube e que a vaga na Copa do Brasil de 2014 estaria assegurada.

Isso porque, entendendo as dificuldades financeiras que atingem os clubes de Rondônia, a CBF não levaria em consideração o ofício enviado na manhã de ontem pela FFER ao seu Departamento de Competições, definindo o Vilhena como representante legítimo de Rondônia no certame nacional. O Lobo do Cerrado garantiu o direito de disputar a Série D após conquistar o título estadual, na noite de sábado passado, apesar da derrota fora de casa, por 3 a 1, diante do Pimentense – havia vencido o primeiro jogo das finais por 5 a 0, em casa.

Logo após a partida, o próprio presidente José Carlos Dalanhol confirmou extraoficialmente a vaga do clube na Série D. Na ocasião, porém, o dirigente já admitia enfrentar sérios problemas financeiros, inclusive com salários atrasados. Apesar disso, foi enfático ao afirmar que não desistiria da competição.

No entanto, a notícia publicada ontem à noite voltou a lançar dúvidas sobre a participação do Vilhena no torneio nacional, realimentando as esperanças dos torcedores remistas. De acordo com a imprensa de Rondônia, Dalanhol poderia anunciar a desistência da vaga na Série D ainda na noite de ontem, alegando justamente falta de recursos financeiros para a disputa.

As informações são de que o mandatário não teria conseguido renovar os contratos de patrocínio, já que a Prefeitura de Vilhena e os empresários locais não estariam satisfeitos com a falta de transparência na prestação de contas da atual administração do clube. Contudo, até o final da noite, ainda não havia uma definição sobre qual caminho seria seguido pelo campeão rondoniense.

O Liberal, 04/06/2013