Jogadores remistas treinam no Baenão sob o comando de Charles Guerreiro
Jogadores remistas treinam no Baenão sob o comando de Charles Guerreiro

Dois deputados federais e dois senadores: esta é a quantidade de políticos que confirmaram apoio à ação impetrada pelo torcedor Wendell Figueiredo pedindo a exclusão do Gênus (RO) e a inclusão do Remo na Série D do Campeonato Brasileiro.

O advogado da ação, Válber Motta, contou que o quarteto político já está em ação pelo Remo. “Não posso divulgar os nomes por questão de ética, mas eles estão agindo nos bastidores para nos ajudar. Esperamos receber a confirmação de mais apoios ainda da nossa bancada federal no Senado pela causa nos próximos dias”, disse.

Enquanto isso, o advogado contou ainda que deve chegar hoje ou amanhã a Carta Precatória enviada pela Comarca de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, que julgou procedente a ação remista pedindo a paralisação da competição, com exclusão do Gênus (RO) e explicações sobre o porquê que o Remo não foi colocado na vaga.

“A Carta Precatória funciona na verdade como um comunicado oficial sobre a decisão da Justiça daqui em relação ao campeonato. Com isto, a CBF terá 15 dias para se manifestar, ou aceitando a ação, ou recusando. Agora, estamos no aguardo, porque o que tínhamos de fazer, já fizemos. Estamos bastante confiantes!”, explicou.

O caso

O Vilhena (RO) sagrou-se campeão rondoniense e, após declarações do presidente do clube garantindo que iria ficar com a vaga na Série D, desistiu por questões financeiras. O Pimentense (RO), segundo colocado, passou a ter o direito pela vaga e, pelo mesmo motivo, também abriu mão. Então, a Federação de Futebol de Rondônia acabou inscrevendo o Gênus (RO), terceiro lugar na competição, como dono da vaga.

Enquanto isso, o Remo pleiteou, inclusive, com a ida de dirigentes azulinos à Rondônia para ficar com a vaga, já que teria condições financeiras de arcar com as despesas que a Série D traz, porém sem sucesso.

Diante disto, uma ação foi impetrada em nome do torcedor Wendell Figueiredo para pedir a paralisação do grupo A1 da Série C, além da exclusão do Gênus (RO) e também inclusão do Remo e explicações do motivo pelo qual o Leão não foi colocado na disputa. Tal ação foi recebida pela Comarca de Ananindeua, que a julgou procedente, concedendo uma liminar favorável aos torcedores.

Portal ORM, 19/06/2013