Fábio Paulista
Fábio Paulista

No próximo sábado, às 16h, no Mangueirão, Remo e Paysandu se enfrentam pela quarta rodada do primeiro turno do Parazão 2013. Líder da competição com nove pontos, o Leão Azul terá, pelo menos, 11 estreantes em campo contra o rival. Isso porque nenhum dos titulares jamais disputou um Re-Pa na carreira. Na verdade, em todo o elenco azulino, apenas três atletas já tiveram a experiência de disputar o Clássico-Rei da Amazônia: os volantes Jhonnatan e Allan Petterson e o atacante Jayme – todos reservas.

No entanto, o fator “experiência” tem sido encarado de formas diferentes pelos remistas. Na visão do atacante Paulista, a partida terá ares de final e a experiência de alguns jogadores do Paysandu no clássico pode pesar a favor do adversário. Porém, ele revela ter sorte em confrontos assim. “A gente sabe que o Re-Pa é um jogo muito pegado. Todos nós temos consciência da dificuldade dessa partida, mas nunca participamos. Só o Jhonnatan que já jogou, mas não está atuando como titular. Sei que tem jogadores do Paysandu que jogaram muitos clássicos Re-Pa, sabem como é toda essa situação. Então acredito que, nesses termos, eles largam na nossa frente”, comentou o jogador. “Mas o que me deixa tranquilo é que tenho tido muita sorte em jogos deste tipo. Já marquei quatro gols no clássico de Caruaru, entre Porto (PE) e Central (PE), que também é muito disputado”, ressaltou.

Diferente de seu companheiro de time, o goleiro Fabiano não vê muitas vantagens para os bicolores em virtude de possuírem atletas que já disputaram o Re-Pa anteriormente. “A maioria dos jogadores que hoje estão no Remo já atuou em outros clássicos pelo Brasil, então isso acarreta um pouco mais de experiência. Lógico que cada clássico tem sua peculiaridade, mas a gente vai entrar em campo visando dar o nosso melhor e isso é o mais importante”, ponderou.

Titular na lateral-esquerda, Berg projeta uma partida das mais disputadas. “A gente sabe da rivalidade entre as equipes. Ninguém quer sair de campo com a derrota, ainda mais porque estamos disputando a ponta da tabela. Clássico se define em detalhes, temos que entrar atentos do começo até o final”, ressaltou o jogador.

O Liberal, 24/01/2013