Heitor Costa, presidente da FFER
Heitor Costa, presidente da FFER

A novela “Quem irá representar Rondônia na Série D 2013” parece que teve um final feliz. Pelo menos é o que garantiu o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), Heitor Costa, durante reunião convocada na manhã desta quarta-feira (05/06), na sede da Federação. “Não tem volta, a vaga é da FFER e o Genus (RO) é o clube que irá representar Rondônia na competição”, garantiu.

O Genus também confirmou participação. Edney Lima, presidente do clube, disse que o time da capital entrará em campo no sábado para enfrentar o Paragominas, primeiro adversário da equipe na competição. “Foi uma notícia muito boa que recebemos ontem da Federação. Contudo, ficamos tristes que o Vilhena (RO) e o Pimentense (RO) tenham desistido de uma competição nacional, mas o Genus, que ficou em terceiro lugar, vai jogar no sábado”, disse.

O time deve ser o mesmo que disputou o Rondoniense 2013, inclusive o técnico, pelo menos para a estreia. “Para sábado, temos o elenco do Genus mesmo, porque os contratos terminam dia 15/06. O (técnico) Neneca já está montando a equipe para a partida, mas na volta vamos sentar com a diretoria para ver outros atletas para fazer parte do campeonato”, explica Edney.

Depois do confronto contra o time paraense, o Genus terá quase um mês para se organizar antes de enfrentar o Nacional (AM), no dia 07/07, no segundo desafio da equipe no campeonato. Edney espera contar com o apoio de patrocinadores para ajudar a equipe na competição. “Nós vamos correr atrás de patrocínios, como está muito em cima, vamos para o primeiro jogo, mas depois teremos 30 dias para correr atrás de patrocinadores. O próprio Governo do Estado e Prefeitura para dar esse apoio, porque estamos representando Rondônia e tenho certeza que essas pessoas vão nos ajudar”, disse.

Entenda o caso

Por conta da tabela diferenciada do Rondoniense, o representante de Rondônia foi o último a ser confirmado na competição nacional. Isso porque a final do Estadual terminou no dia 01/06, mesmo dia em que começou o Campeonato Brasileiro Série D. O Vilhena conquistou o título estadual em cima do Pimentense e, consequentemente, a vaga para a Série D 2013 e Copa do Brasil 2014, segundo consta no regulamento da competição.

Mesmo antes de acabar o Rondoniense, o campeão e o vice confirmaram interesse na vaga, contudo, a confirmação demorou para ser firmada e os boatos de que o Remo teria interesse na vaga deu um novo rumo à toda essa discusão.

O Vilhena enviou ofício à FFER que repassou à CBF e até então estava confirmado pela entidade máxima do futebol brasileiro na Série D, mas voltou atrás e a vaga passou a ser de direito do vice-campeão, o Pimentense, que segundo a FFER, também não demonstrou interesse. O Remo por sua vez, chegou a anunciar em Belém que a vaga já era dele, mas os diretores não contavam que o Genus fosse aceitar participar da Série D.

Heitor Costa, presidente da FFER, ignorou o fato do Remo estar interessado na vaga e fez críticas ao clube do Pará. “Não sei o que o Remo veio fazer aqui em Rondônia. Porque não foi pro Amapá ou outro lugar?”, questionou o presidente, demonstrando desconhecer o regulamento da Série D, mas confirmando a presença de representantes do Estado de Rondônia.

“O Remo é acostumado a fazer esse tipo de coisa, mas aqui com a FFER não tem vez”, reforçou João Dalmo, que já havia reclamado da postura dos dirigentes do Clube do Remo.

Globo Esporte.com, 05/06/2013