Flávio Araújo inicia as atividades no Baenão
Flávio Araújo inicia as atividades no Baenão

Na manhã desta quinta-feira, o Clube do Remo realizou seu último treino coletivo antes da partida contra o Paysandu bem longe de casa. O campo do Deca, na estrada de Benfica, recebeu os atletas do Leão que puderam treinar longe de olhares espiões.

Tal qual seu rival Lecheva, Flávio Araújo dividiu o elenco em duas equipes de 13 jogadores, para não dar muitas pistas sobre o time que deve jogar. O técnico justificou que a escolha do local e método de treino não tinham relação com o próximo jogo. “Viemos treinar aqui por conta da qualidade do gramado, que é bem melhor do que o Baenão no momento. A opção pelo 13 contra 13 foi feita para reduzir o esforço dos jogadores, ainda cansados da última partida”, disse o comandante.

Bom, se a ideia era diminuir o cansaço, o sol infernal das dez da manhã, horário em que começou o treino, fez questão de compensar na pele o que os atletas deixaram de correr. “Tá quente o treino hoje”, comentou um jogador ao final do primeiro tempo do coletivo, ao que foi respondido pelo técnico Flávio Araújo, “sábado vai estar ainda mais, pois o Mangueirão vai estar lotado e o gramado vai ferver”.

Com o colete dos titulares, jogou o time que enfrentou o Cametá mais o meia Edilsinho e o atacante Leandro Cearense. Berg, se recuperando de um edema na coxa esquerda, foi poupado do treinamento, mas segundo o médico Jorge Silva não deve ser desfalque no Re-Pa. “Faremos uma avaliação nesta sexta-feira, mas poupamos o atleta apenas por uma medida cautelar. Ele estará em condições de jogar o Re-Pa”, disse.

O coletivo terminou em 5 a 2 para os atletas do time titular, com gols de Endy, Val Barreto, Leandro Cearense e Paulista (duas vezes) para os titulares, e Branco e Jayme descontando para os reservas. O lateral Guerra, voltando de lesão, e os recém contratados Gerônimo e Ramon treinaram com o elenco reserva e não foram aproveitados no time titular.

Ao final do treino, Flávio Araújo trabalhou com as duas equipes atuando com 11 jogadores e testou uma formação do Remo no sistema 4-3-3 com um volante – Tony – e três atacantes – Leandro Cearense, Paulista e Val Barreto. “São apenas opções para o jogo que nós estamos testando, para ver como os atletas se comportam, não devemos lançar um time nessa formação, mas podemos utilizá-la durante a partida”, disse Araújo.

Diário do Pará, 25/01/2013