Cel. PM Hilton Benigno
Cel. PM Hilton Benigno

A Polícia Militar solicitou à Federação Paraense de Futebol (FPF) a mudança da data do jogo entre Remo e Paysandu, marcada para as 16h do dia 27/01 (domingo), no Mangueirão. O clássico deve, então, ser antecipado para o sábado, dia 26/01.

O comandante de policiamento da capital, coronel Hilton Benigno, alegou não ter contingente suficiente para atender a todos os eventos que vão ocorrer na capital paraense no domingo. “Nessa época, nós teremos mais de 10 eventos oficiais e outros extra-oficiais. Tem carnaval em vários bairros de Belém. Só no Portal da Amazônia, o efetivo é de quase 300 policiais militares. É impossível coincidir com o Re-Pa, quando disponibilizamos cerca de 800 ou 1.000 policiais. Algum lugar vai ficar desatendido”, explicou.

Segundo informou o diretor técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF), Paulo Romano, os diretores de Remo e Paysandu vão tentar conversar com o governador do Pará, Simão Jatene para manter o jogo no domingo (27/01), data tradicional dos clássicos entre as equipes. Para o coronel Hilton, este problema poderia ter sido resolvido se a FPF consultasse a PM antes de formular a tabela.

“Ano retrasado (2011), nós conversamos com a FPF para que quando a tabela fosse feita a PM teria que ser consultada. Hoje, não tenho efetivo para cobrir todos esses eventos. Se o Re-Pa for no domingo, o policiamento será insuficiente, pois não posso deixar a cidade sem policiamento. No Re-Pa, o trabalho não é só na hora do jogo, tem o antes e o depois. Sabemos que a rivalidade entre estas torcidas é muito grande”, esclarece.

Diário Online, 17/01/2013