Paragominas 2x2 Remo
Paragominas 2x2 Remo

Paragominas e Clube do Remo entraram em campo na noite desta quinta-feira (14/02), no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paraense. Após a vitória do Paysandu diante do São Francisco, PFC e Leão ficaram em um empate conquistado pelo Paragominas no último lance do jogo.

Em um jogo, aliás, que foi cercado de emoção, com quatro gols, muita bola rolando e somente três cartões amarelos. Melhor para a expectativa de um grande jogo no final de semana, já que com o empate em 2 a 2, a decisão da vaga para a final ficou para o próximo domingo (17/02), no Estádio Olímpico do Pará, com um empate como vantagem para o ainda invicto Remo.

Para o Leão, marcaram Val Barreto e Fábio Paulista, de falta. O Paragominas descontou com o grande jogador da equipe na competição, o artilheiro do Campeonato Paraense, Aleílson, que colocou a bola para o fundo da rede duas vezes, chegando à marca de 9 gols.

De forma eletrizante, os primeiros segundos já renderam ao torcedor local um grito de “Uh!”. Após a saída de bola para o Paragominas, o ataque trabalhou uma jogada rápida e a redonda sobrou na entrada da grande área para o artilheiro Aleílson chutar pela primeira vez no jogo, para fora.

O Remo também teve sua chance no começo. O Leão, porém, foi mais competente e abriu o placar na Arena do Município Verde. Aos três minutos, o atacante Val Barreto recebeu passe na entrada da área e mandou um “pombo sem asas”, sem chances para o goleiro André Luís, que estava adiantado: Remo 1 a 0.

Barulhenta, a torcida do PFC não se abateu depois do gol e empurrou o time na busca pelo empate. Tentando surpreender com a mesma “moeda”, o meia Ilaílson acertou um belo chute, de fora da área. Parte da torcida alviverde gritou gol, mas a bola passou raspando a trave do goleiro Fabiano. Quase o empate.

Os atletas pareciam ter treinado bastante os chutes de longa distância. Em jogada criada por Val Barreto, aos 18 minutos, quase os remistas chegaram ao segundo gol, dessa vez, na tentativa do outro atacante azulino, Fábio Paulista, mas a bola apenas assustou o goleiro André Luís.

Aos 23 minutos, o golpe impetuoso dos donos da casa. Em lance cercado de protestos pelos jogadores do Remo, que alegavam um impedimento do zagueiro Rubran, do Paragominas. O atacante Aleílson aproveitou rebote do goleiro Fabiano, dentro da área, e chutou. Rubran, dentro do gol, tocou de cabeça na bola, mas como o defensor estava fora da área de jogo, o gol valeu e serviu para aumentar a contagem de Aleílson, que fez o seu oitavo tento no campeonato.

Aos poucos, as chegadas ríspidas e os lances polêmicos envolvendo arbitragem foram desaparecendo e o bom futebol foi, finalmente, soberano na partida. O Paragominas foi quem mais se aproximou do segundo gol e o goleiro Fabiano foi decisivo, tanto em bolas cruzadas, como em bolas chutadas de longe para manter o empate.

No último lance do primeiro tempo, a grande chance para a virada do Paragominas. A defesa azulina fez “linha burra” e Aleílson avançou sozinho. Na linha de fundo, o atacante passou a bola para o meia Ilaílson, mas o jogador do PFC demorou para chutar e a marcação afastou o perigo. Depois do lance, o árbitro olhou para o relógio e finalizou os primeiros 45 minutos da semifinal.

O primeiro tempo emocionante foi um convite para o torcedor remista e do Paragominas, ansiosos para o desfecho da segunda etapa da partida. Assim como nos primeiros segundos do confronto, o Paragominas tentou logo marcar o seu gol. Aleílson recebeu bola na sua principal característica, em velocidade. O jogador tentou surpreender o goleiro Fabiano, chutando por cima, mas a bola subiu muito, passando longe da meta azulina. Seria o gol da virada do PFC.

A entrada de Jhonnatan no lugar de Diego Ratinho, mudando o volante Gerônimo para a lateral esquerda, não mudou a postura do Clube do Remo em se defender. Os contra-ataques tentados não tiveram sucesso, tornando o setor ofensivo quase inoperante.

A entrada do principal meia do time, Thiago Galhardo, tentou reacender o poder de fogo do time do técnico Flávio Araújo. Em uma das tentativas de penetrar na defesa adversária, falta perigosa para o Clube do Remo, na entrada da área.

Na bola, diferente de jogos anteriores, Fábio Paulista foi quem pediu a preferência da cobrança. O camisa 11 do Leão não decepcionou e, contando com a falha de André Luís, marcou o segundo gol remista na partida: Remo 2 a 1.

O gol acalmou os ânimos dos jogadores do Remo que, mais experientes, passaram a controlar as ações e a posse de bola. O Paragominas, tentando imprimir o ritmo forte que levou perigo, principalmente no primeiro tempo, ainda tentava se organizar após o gol.

O estreante Charles Guerreiro apostou em uma alternativa ousada para tentar mudar os rumos do resultado e, possivelmente, da classificação. O treinador do Paragominas colocou mais um atacante, formando uma linha de três jogadores, na comissão de frente.

Apesar do vasto número de jogadores no ataque para tentar empatar o jogo, o PFC não conseguia reter a bola com criatividade e organização. O domínio, em boa parte da primeira etapa, não se repetiu. O time passou a utilizar bolas alçadas na área, sem grandes perigos para os três zagueiros azulinos e para o goleiro Fabiano.

Mesmo o time dono da casa precisando marcar o gol de empate, foi o Leão que chegou perto do terceiro. Em um contra-ataque puxado pelo meia Thiago Galhardo, Fábio Paulista recebeu, driblou o goleiro e cruzou para dentro da pequena área. A bola foi tirada pela zaga do PFC, em cima da linha.

Quando tudo se encaminha para a vitória do clube visitante, que já estava até com quatro zagueiros após a entrada de Henrique, o Paragominas chegou ao empate, mais uma vez com o artilheiro do Parazão, agora com 9 gols. Após cobrança de escanteio, Aleílson, sozinho, testou a bola para o fundo do gol de Fabiano, aos 47 minutos: 2 a 2.

O lance foi o último no jogo, que terminou mesmo com o placar empatado, deixando a decisão para o gramado do Mangueirão, no final de semana.

Portal ORM, 14/02/2013

Assista aos melhores momentos de Paragominas 2×2 Remo clicando aqui!