Águia 2x3 Remo
Águia 2x3 Remo

Em um jogo marcado pelas péssimas condições do gramado e por uma briga em campo que resultou em duas expulsões, o Remo venceu o Águia, em Marabá, e garantiu o primeiro lugar na fase classificatória do 1º primeiro turno do Parazão. Com isso, o Leão vai disputar as semifinais contra o quarto colocado, o Paragominas, com a vantagem de jogar a segunda partida em casa e o privilégio de seguir em frente mesmo empatando nos dois jogos (ou com a igualdade de resultados na soma dos dois jogos). Vantagem semelhante do Paysandu, o vice-líder, que derrotou ontem o Santa Cruz e vai pegar o terceiro colocado, São Francisco.

O Remo venceu o Águia de virada, por 3 a 2. Os gols foram marcados por Renatinho e Wando, para o time de Marabá, e Leandro Cearense (2) e Zé Antônio, para a equipe da capital. O destaque negativo da partida foi o péssimo estado do gramado do Zinho Oliveira, completamente encharcado pela chuva que caiu desde o início da tarde de ontem, em Marabá.

Os três pontos obtidos fora de casa garantiram ao Leão Azul a liderança geral da fase classificatória, com 19 pontos. No cruzamento do mata-mata, o Remo pegará o Paragominas, que venceu a Tuna Luso por 1 a 0, ontem, no Mangueirão, ficando assim com a última vaga no G-4. A primeira partida ocorrerá na próxima quinta-feira, às 20h30, na Arena Verde, em Paragominas. O jogo de volta será no domingo seguinte, às 16h, no Mangueirão.

Ontem, apesar do sexto triunfo na competição, ficou claro que a equipe remista ainda precisa de alguns ajustes, mas algo de bom ficou registrado: o espírito guerreiro, que foi tão cobrado pelo técnico Flávio Araújo após o empate com o São Francisco, na penúltima rodada. Sem muita inspiração, sobrou vontade ao Remo em Marabá.

Um exemplo dessa disposição foi a pronta reação do time após ter sofrido o primeiro gol (Rafinha, aproveitando um rebote na entrada da área, após bate-rebate na defesa azulina, aos 26 minutos), quando Zé Antônio cobrou falta com violência em frente da área marabaense. A bola bateu no travessão e voltou para Paulista, que acertou o poste esquerdo. Foi aí que Leandro Cearense apareceu para pegar a rebarba e deixar tudo igual no placar.

Foi o suficiente para tranquilizar a equipe, que 10 minutos depois virou o marcador, novamente com Leandro Cearense, só que dessa vez em bela jogada individual. O atacante recebeu bola na esquerda, driblou um zagueiro adversário e tocou de cobertura para vencer o goleiro Adriano.

O Águia não se abateu com a virada e dois minutos mais tarde chegou ao novo empate. Mais uma vez em um bate-rebate na área remista, a bola sobrou para Wando, que mandou a bola para o fundo da meta azulina, definindo o empate em 2 a 2 na primeira etapa.

O segundo tempo não teve tantos gols quanto o primeiro, mas compensou com o número de expulsões: três. As duas primeiras ocorreram por volta dos 20 minutos, quando Leandro Cearense e Adriano se envolveram em uma confusão que por pouco não se transformou em uma batalha campal no Zinho Oliveira. Após cobrança de escanteio, o atacante remista tentou tirar a bola do domínio do arqueiro, que estava caído no gramado. Adriano reagiu e os demais jogadores do Águia, incluindo os do banco de reservas, partiram para cima de Leandro Cearense.

Após cindo minutos de paralisação, os dois brigões foram expulsos. A essa altura, o Remo já vencia o jogo por 3 a 2, já que aos 10 minutos, em cobrança de falta, Zé Antônio havia acertado o canto direito de Adriano. Após as expulsões, o jogo seguiu tenso, mas sem grandes emoções. Aos 35 minutos, o estreante Walber cometeu falta desnecessária no goleiro Leandro, na lateral-direita, e recebeu cartão vermelho.

Com um homem a menos, o Remo recuou sua marcação e passou a explorar os contra-ataques. O Águia, por seu turno, não soube aproveitar a vantagem numérica e teve que amargar a eliminação dentro de casa.

O Liberal, 08/02/2013

Confira os melhores momentos do jogo Águia 2×3 Remo