Jogadores realizam treino tático no Baenão
Jogadores realizam treino tático no Baenão

Após dirigir um treinamento tático no qual utilizou duas formações diferentes, o técnico Flávio Araújo deixou claro que vai apostar na variação tática para reverter a vantagem do Flamengo (RJ) no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às 22h, em Volta Redonda (RJ). Em uma das formações, Araújo utilizou jogadores mais técnicos, que trocam passes com maior facilidade no meio de campo. Na outra opção, o comandante azulino manteve o esquema com três zagueiros explorando a velocidade dos atacantes por meio de lançamentos.

Como de costume, o treinador não confirmou a escalação do time que inicia o jogo contra o Rubro-Negro carioca, mas a preferência pelo 3-5-2 (esquema com três zagueiros) ficou evidente, mesmo precisando de uma vitória fora de casa. O Flamengo, por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, jogará por um empate para chegar à segunda fase do torneio nacional. Se o Leão Azul devolver a derrota por 1 a 0, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Na primeira metade do treinamento de ontem, Araújo armou seu time no esquema 3-5-2 e utilizou apenas o meia Diogo Capela no meio de campo e Paulista no ataque do time titular, explorando os contra-ataques. O trio de zaga foi formado por Zé Antônio, Henrique e Carlinho Rech. No meio, a novidade foi o retorno do garoto Jhonnatan, que teve o Nata como parceiro na dupla de volantes. O setor foi complementado pelos alas Walber e Berg.

Na segunda parte, o time passou a atuar no 4-4-2. Nesta formação, os meias Thiago Galhardo e Clebson foram as opções para as jogadas de toques na aproximação ao ataque. Os dois entraram nos postos do zagueiro Henrique e do meia Diogo Capela. “Estamos observando as duas formações. O importante é que tanto com uma quanto com a outra (formação), o time está chegando bem ao gol”, disse Araújo, que em seguida deixou escapar nas entrelinhas sua preferência pelo esquema mais cauteloso.

“O time realmente fica mais ofensivo no 4-4-2, com dois volantes e dois armadores no meio de campo, mas também fica um pouco mais fragilizado na marcação. Já no 3-5-2 ganhamos uma segurança maior na defesa e temos a opção do contra-ataque para tentar surpreender o adversário”, ponderou o comandante remista.

Lembrando que tem até o final de semana para definir a escalação de sua equipe, Araújo demonstrou não ter pressa para tomar uma decisão. Ele pretende aproveitar os próximos treinamentos justamente para observar como seus comandados se comportam nas duas variantes táticas.

“Vamos aproveitar o tempo que ainda temos antes do jogo para escolher com qual formação entraremos em campo. Se entrarmos fechados, aguardando para ver como o Flamengo se comporta, podemos ter a opção de modificar o time no segundo tempo e deixá-lo mais ofensivo. Já se entrarmos com um time mais aberto teremos que arriscar tudo no primeiro tempo”, avaliou.

Variantes táticas do Leão

3-5-2: Fabiano; Zé Antônio, Carlinho Rech e Henrique; Walber, Nata, Jhonnatan, Diogo Capela e Berg; Leandro Cearense e Paulista.

4-4-2: Fabiano; Walber, Zé Antônio, Carlinho Rech e Berg; Nata, Jhonnatan, Thiago Galhardo e Clebson; Leandro Cearense e Paulista.

Amazônia, 11/04/2013