Remo 2x1 PSC (Mauro)
Remo 2x1 PSC (Mauro)

Era um dia atípico para um clássico. O horário, 18h30, mais ainda. A cidade pouco respirava a tradicional festa proporcionada pelo futebol. Fora isso, Remo e Paysandu entravam em campo em situações distintas. Líder geral e apresentando um futebol consistente, o time bicolor chegava como favorito para o jogo. O Leão, por sua vez, vinha desacreditado devido a uma sequência de apresentações ruins. A atmosfera atípica envolveu os azulinos: quando quase todos davam a vitória bicolor como certa, ao final dos 90 minutos, o placar eletrônico do Mangueirão mostrava: Remo 2×1 Paysandu.

Para quem acompanhou os jogos do Remo na Copa do Brasil, a visão era surpreendente. “A gente estava sendo muito cobrado na rua. Estava difícil de sair depois dos jogos com o Flamengo (RJ). A nossa vitória foi muito importante para a gente ter motivação para continuar trabalhando”, definiu o atacante Val Barreto, autor do gol que abriu o caminho para a vitória do time Flávio Araújo. Este, que por sinal, surpreendeu mais ainda: abriu mão dos seus dois tradicionais esquemas táticos e lançou o incomum 3-6-1. O novo sistema foi fundamental para o treinador deixar o Mangueirão com a cabeça mais tranquila.

Com o seu meio de campo com seis jogadores, Flávio recuperou o setor mais criticado da equipe e anulou o poder ofensivo do adversário, principalmente no primeiro tempo. Logo aos 4 minutos, em cobrança de escanteio, Val Barreto deu o cartão de visita com um chute perigoso. Era uma prévia do que estava por vir nos cinco minutos seguintes. Nata toca para Val, que se livra do marcador e abre o placar.

Os bicolores tentaram responder. Iarley chutou de fora da área, a bola desviou em Heliton e, por pouco, não engana Fabiano. Mas a aura dos remistas estava diferente. Em contra-ataque, Diego Capela e Jhonnatan fizeram boa tabela e o volante deu o toque final: 2 a 0.

Com a desvantagem, o técnico Lecheva volta para a etapa complementar com duas alterações. Pablo e João Neto entravam em campo com a missão de tentar reverter a situação. Em um dos lances mais curiosos do jogo, Pablo conseguiu. Bola na área do Leão e os defensores formaram uma linha de quatro, tentando deixar o bicolor em impedimento, mas o bandeirinha não deu nada e o lateral-esquerdo não perdoou.

Com o gol, o jogo ficou equilibrado a maior parte do restante do segundo tempo. Boas chances para os dois lados, principalmente nos pés de Ramon e Iarley, mas naquele sábado atípico e chuvoso, os deuses do futebol presentearam o grande desacreditado do dia: o Remo venceu e joga pelo empate no próximo sábado.

Diário do Pará, 22/04/2013

Clique aqui e confira os melhores momentos da vitória remista no clássico