Remo 2x2 São Francisco (Paulista)
Remo 2x2 São Francisco (Paulista)

Depois de seis rodadas, finalmente o Remo deixou uma partida sem sentir o sabor da vitória. Resultado negativo? Que nada. O empate do Leão Azul com o São Francisco por 2 a 2, na noite de ontem, no Mangueirão, foi conquistado com muito suor e raça e, embora ponha fim aos 100% de aproveitamento, mantém a liderança isolada e confortável no Campeonato Paraense.

O problema é a forma como a equipe se apresentou em campo. Sentindo muito as ausências do meia-atacante Thiago Galhardo e do ala esquerda Berg, que se recuperam de contusões, os azulinos jogaram mal e, mesmo saindo na frente do placar duas vezes, por pouco não saíram de campo com o primeiro revés na competição.

O resultado frustrou os remistas, que buscavam a sexta vitória consecutiva no primeiro turno para garantir a primeira colocação na fase de classificação com uma rodada de antecedência. Contudo, o resultado de ontem deixou esta definição para a última rodada, quando o Remo terá que arrancar ao menos um empate diante do Águia de Marabá, quinta-feira, às 20h30, no Zinho Oliveira, para não correr o risco de perder a ponta tabela para o Paysandu. No mesmo dia e horário, o São Francisco enfrentará o Cametá, no Parque do Bacurau.

Quando o jogo começou, logo se viu que o Remo teria problemas com tantas modificações na equipe titular – na última hora, o treinador sacou Endy para escalar Rodrigo Guerra na ala direita. Desarticulado, o time azulino não conseguia manter a posse de bola ou construir jogadas mais elaboradas. Errando muitos passes, Edilsinho não cumpria a função de Thiago Galhardo e Diego Ratinho parecia perdido na ala esquerda. Com isso, o time da casa passou a concentrar suas investidas pelo lado direito, com Val Barreto, que acertou uma bomba no travessão aos 16 minutos, e Rodrigo Guerra, que chutou em cima do goleiro, aos 19′.

Mas a iniciativa continuava sendo bem maior por parte do São Francisco, que sempre rondou o gol de Fabiano. O time visitante jogava em velocidade e tocava a bola com consciência, envolvendo a defesa remista. As defesas do arqueiro azulino e o preciosismo de Elielton e Rodrigão pareciam conspirar a favor dos donos da casa, que esperavam assegurar a sexta vitória seguida no Parazão.

Como já fizera em outras jornadas, o Remo se aproveitou da maior qualidade técnica para sair na frente em uma das poucas chances criadas, em um desvio providencial do estreante Rodrigo Guerra, aos 32 minutos do primeiro tempo, após bate-rebate na área rival. A vantagem no placar durou pouco, já que logo na sequência o Leão santareno empatou com o volante Boquinha. Após cobrança de falta rasteira de Levy, a bola desviou na zaga remista e o volante aproveitou para chutar forte no meio do gol e deixar tudo igual.

Povoar o meio-campo era a tática de Flávio Araújo para o segundo tempo, quando voltou com Jhonnatan e Ramon nos lugares de Nata e Edilsinho. Já o Leão santareno voltou com a mesma formação da etapa inicial. Nos primeiros 10 minutos, o São Francisco insistiu em entrar pelo meio e facilitou os planos dos donos da casa, que conseguiram fazer 2 a 1 em um lance de oportunismo de Paulista, que tocou com categoria na saída de Jader.

Novamente o adversário contou com uma bola parada para igualar o placar. Levy cobrou falta rasteiro e acertou o canto direito de Fabiano, que não conseguiu alcançar a bola. Empolgado com a reação quase que imediata, o São Francisco partiu definitivamente para cima do Remo, mas apesar de dar um sufoco na defesa remista, os atacantes santarenos voltaram a desperdiçar várias oportunidades e o placar seguiu sem alterações até o apito final.

O Liberal, 05/02/2013