Endy, Mauro e Divaldo Souza
Endy, Mauro e Divaldo Souza

Quatro vitórias em quatro jogos, sendo a última sobre o Paysandu. Melhor defesa, com apenas dois gols sofridos. Val Barreto como um dos artilheiros até o início da rodada. Liderança isolada, com 12 pontos. O ótimo início no Campeonato Paraense faz o Remo assumir um novo status a partir do compromisso de hoje, contra o Paragominas, às 20h30, no Mangueirão. O Leão Azul se vê como o time a ser batido na competição.

Embora ajude a readquirir a confiança abalada pelos fracassos nas últimas quatro temporadas, a nova condição já traz um efeito colateral. Mais atentos, os adversários têm apertado a marcação sobre o time da capital. Mudança que já tem incomodado os jogadores azulinos. “Já senti que os adversários estão marcando mais forte. Com o passar dos jogos, eles estão conhecendo melhor a nossa equipe. Por isso, tenho certeza que essa partida contra o Paragominas vai ser complicada”, afirmou Val Barreto, que hoje travará um duelo particular pela artilharia com Aleílson – ambos já fizeram quatro gols na competição estadual, assim como os bicolores Rafael Oliveira e João Neto.

Mas a missão dos adversários tem sido cada vez mais difícil, principalmente pela disposição tática do time azulino. O técnico Flávio Araújo tem armado sua equipe para jogar nos erros dos rivais, marcando forte e saindo em velocidade para os contra-ataques. Exatamente como ocorreu no Re-Pa de sábado passado. Hoje a artimanha será repetida. Só que dessa vez com duas mudanças justamente no sistema defensivo.

Sem o zagueiro Henrique, machucado, e o volante Tony, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, os recém-chegados Mauro e Gerônimo assumem a quarta zaga e a cabeça-de-área, respectivamente. Apesar dessa alteração, o Leão mantém o esquema tático 3-5-2, o que diminui os prováveis problemas causados pela falta de entrosamento das duas novas peças.

“Jogando no 3-5-2, nosso time tem conseguido neutralizar bem o ataque adversário. O Henrique é um excelente jogador e faria falta em qualquer equipe, mas o Mauro também é um grande jogador e, mesmo sendo destro, vai quebrar esse galho nos auxiliando pelo lado esquerdo da zaga. Então tenho certeza de que não teremos nenhum problema de entrosamento”, disse o zagueiro Carlinhos Rech.

Quando questionado sobre o bom momento da equipe, o defensor prega cautela para avaliar a arrancada azulina no Parazão. “Acho que em termos de aproveitamento, de números a nossa equipe está bem, com 100% de aproveitamento, uma das defesas menos vazadas, um dos artilheiros. Isso é o aspecto positivo, mas todos sabemos que ainda temos muita coisa que melhorar e que não podemos relaxar se quisermos ser campeões”, observou.

Porém, se depender do volante Endy, que vem jogando improvisado na ala direita, o time já tem uma estratégia para driblar a marcação, surpreender os oponentes e manter os 100% de aproveitamento. “Eles podem até conhecer nosso time, mas nossos jogadores são muito velozes e podem até modificar o posicionamento durante o jogo”, apontou.

O Liberal, 30/01/2013