Remistas passam pelo Santa Cruz e dividem a liderança com o Paragominas
Remistas passam pelo Santa Cruz e dividem a liderança com o Paragominas

Mais do que a atuação ou o reconhecimento da torcida e dos analistas, o mais importante para o Remo na estreia do Parazão 2013, ontem à noite, contra o Santa Cruz de Cuiarana, foi a vitória, por 1 a 0. Por mais suados que tenham sido os três pontos – o golaço solitário de Val Barreto só saiu aos 24 minutos do segundo tempo -, a comemoração foi válida. Se o futebol apresentado ainda não foi o ideal, ao menos a torcida azulina, que lotou o Baenão, deixou o estádio comemorando e acreditando que o título é possível após quatro anos.

Com apenas pouco mais de um mês de treinamento, o Leão Azul teve de enfrentar a forte marcação do adversário para conseguir realizar as jogadas ofensivas. O time de Salinópolis, bem mais entrosado, controlou melhor a bola e chegou a impor uma certa pressão nos primeiros minutos. Só pecou na falta de objetividade no ataque, ameaçando muito pouco a meta defendida por Fabiano. As melhores oportunidades vieram em lances de contra-ataque, aproveitando erros de passe do meio de campo remista.

Praticamente os 90 minutos de partida foram marcados pela correria. O curto prazo de preparação ficava evidente do lado azulino e a falta de ofensividade – atuou no 3-5-2, com três zagueiros e dois volantes, além de um volante improvisado como ala pela direita – prejudicava os donos da casa. Branco jogava isolado no ataque, enquanto Paulista voltava demais para ajudar na marcação. Mesmo assim, algumas chances foram criadas.

O time de Flávio Araújo teve dois grandes momentos no primeiro tempo. Aos 21 minutos, Paulista pegou rebote de uma jogada de Branco e chutou no canto direito do goleiro Evandro, que viu a bola sair rente à trave. Aos 24′, foi o volante Nata que recebeu bola na intermediária e chutou forte para a defesa de Evandro. Entre as duas jogadas, o Tigre do Salgado também teve a sua grande oportunidade no jogo. O meia Fininho recebeu na entrada da área e chutou no canto esquerdo de Fabiano, que contou com a ajuda da trave para evitar a abertura do placar.

Na etapa final, a implacável marcação do Santa Cruz continuava quase sem dar espaços aos remistas, mas o Leão voltou mais agressivo. Apesar de ter mantido a mesma formação tática, adiantou a marcação e liberou mais os dois alas. Logo no início, aos sete minutos, Paulista puxou contra-ataque pela esquerda e tocou para Branco, que mandou a bola por cima da meta adversária.

As coisas começaram a melhorar realmente para o Leão Azul depois que o treinador trocou o meia-atacante Josy (quase inoperante, assim como Endy) pelo meia Edilsinho e cinco minutos mais tarde tirou Branco para colocar Val Barreto. As alterações deram mais presença ofensiva ao time da casa, que começou a criar várias jogadas de perigo. Mesmo assim, aos 21′, quase o Santa marcou com Soares, que parou duas vezes nas defesas milagrosas de Fabiano.

Foi em um lance isolada, de contra-ataque, que Val Barreto garantiu o triunfo remista. Aos 24 minutos, o meia recebeu lançamento na esquerda, driblou Roberto e bateu forte, acertando o ângulo esquerdo de Evandro. Um golaço que levou ao delírio os 12 mil remistas no estádio. Após o gol, o Santa Cruz precisou sair mais para o jogo e abriu espaços para uma sequência impressionante de contragolpes desperdiçados pelo Remo. A maioria deles acabando sempre em arremates de Paulista, que não estava mesmo na sua noite. No entanto, ao final da partida, as chances perdidas não fizeram falta e a torcida pôde comemorar tranquila os primeiros três pontos na temporada.

O Liberal, 15/01/2013