Yan
Yan

Sem qualquer perspectiva de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, depois que teve seu mandado de garantia indeferido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e de que os clubes de Rondônia confirmaram interesse na competição, o Remo vai finalmente iniciar o processo de reformulação de seu elenco.

Para começar, os jogadores contratados para a disputa do Parazão 2013 deverão ter seus contratos rescindidos. Ou seja, mais uma vez devem permanecer no clube apenas os atletas oriundos das categorias de base – popularmente conhecidos como “pratas da casa”. Uma postura que não é nenhuma novidade pelos lados do Baenão.

Sempre que uma temporada termina em fracasso no clube – o que tem sido comum nos últimos cinco anos -, a diretoria remista surge com um discurso a respeito de uma maior utilização de atletas da categoria de base, mas o que acontece na verdade é que a garotada “rói o osso” das excursões pelos gramados do interior e, quando chega a hora do “filé” do Parazão, eles são obrigados a ceder seus lugares à mesa para os “importados”.

É justamente na expectativa de ajudar o Leão Azul neste momento de ostracismo que vários garotos da base azulina esperam uma oportunidade do técnico Charles Guerreiro. Dessa vez, eles querem uma chance de mostrar potencial não apenas quando o clube está ameaçado ou se vê em apuros, mas também no início da competição, quando há mais tempo para se formatar com cuidado a equipe.

Um deles é o zagueiro Yan. Aos 18 anos, o jovem busca espaço no time e se diz pronto para enfrentar um segundo semestre de amistosos pelo interior paraense. “É claro que todos gostaríamos de poder disputar a Série D, mas infelizmente não conseguimos a vaga dentro de campo e a diretoria também não conseguiu reverter a situação no STJD. Mas nós, da base, estamos prontos para aproveitar os meses de preparação para o campeonato do ano que vem. Vamos poder mostrar serviço e provar que temos condições de vestir a camisa do Remo”, comentou o defensor, que fez sua estreia como profissional em um Re-Pa.

Yan foi escalado pelo técnico Flávio Araújo no segundo clássico diante do Paysandu, pelas semifinais da Taça Estado do Pará – segundo turno do Parazão. Na ocasião, o treinador não podia contar com os zagueiros Zé Antônio, com catapora, Carlinho Rech e Mauro, ambos suspensos. Com isso, Yan teve que atuar ao lado de Henrique e do volante Nata, que jogou improvisado como terceiro zagueiro.

“Foi uma grande experiência ter participado daquele Re-Pa, principalmente porque saímos de campo com a vitória (2 a 1) e com a vaga na decisão do returno. Fiquei muito feliz com a oportunidade que o professor Flávio me deu e ainda mais contente com os elogios que recebi depois do jogo”, comentou Yan.

O Liberal, 31/05/2013