Jogadores realizam treino tático no Baenão
Jogadores realizam treino tático no Baenão

O técnico Flávio Araújo voltou a fazer experiências no treinamento coletivo da manhã de ontem, no Baenão, que deu sequência à preparação do Remo para o duelo contra o Flamengo (RJ), quarta-feira, às 22h, em Volta Redonda (RJ), pela primeira fase da Copa do Brasil. Com isso, a equipe que vai entrar em campo ainda não está definida, assim como o esquema de jogo que será utilizado.

Ao longo da semana passada, Araújo comandou vários treinos técnicos e táticos, nos quais testou a equipe com dois e com três zagueiros, além de usar duas formações de ataque – uma delas com três homens de frente (4-3-3). Não satisfeito com suas observações, o comandante azulino resolveu acrescentar mais uma alternativa ao seu repertório de variantes táticas. Insatisfeito com a produção de Walber, ele decidiu improvisar o meia Endy na lateral-direita.

O Leão Azul iniciou o coletivo de ontem com dois zagueiros (4-4-2). Recuperado de uma pancada no pé direito, o lateral-esquerdo Berg formou a defesa ao lado de Endy, na latarel direita, além de Zé Antônio e Carlinho Rech. No meio-campo, Araújo escalou os volantes Nata e Jhonnatan ao lado dos apoiadores Clebson e Thiago Galhardo, que entraram no time com a missão de reforçar o controle da posse de bola no setor de criação. A dupla de ataque teve Leandro Cearense e Val Barreto.

Na segunda etapa do coletivo, Araújo deixou o time mais defensivo. Sacou Clebson e Thiago Galhardo e colocou o zagueiro Henrique e o meia Diogo Capela. Ele também tirou Val Barreto para a entrada de Paulista. Com estas mudanças, o Remo deixou o 4-4-2 e passou a atuar no 3-5-2, privilegiando a marcação e os contra-ataques.

Com as duas opções, o treinador não confirmou o time que sairá jogando na quarta-feira. Mesmo precisando de uma vitória por dois gols de diferença – ou de apenas um caso marque mais de duas vezes -, Araújo deve apostar no esquema com três zagueiros, para dar maior segurança defensiva em um jogo fora de casa. A mudança para o 4-4-2, assim, aconteceria provavelmente no segundo tempo.

O provável Remo para enfrentar o Flamengo tem a seguinte escalação: Fabiano; Zé Antônio, Carlinho Rech, Henrique; Endy, Nata, Jhonnatan, Diogo Capela e Berg; Leandro Cearense e Paulista.É bom lembrar que o treinador remista não poderá contar com dois jogadores de seu elenco: o zagueiro Mauro e o atacante Branco cumprem suspensões impostas pela Justiça Desportiva e estão fora do jogo de volta.

O Liberal, 15/04/2013