Juizado Especial Intinerante
Juizado Especial Intinerante

A instalação do Juizado do Torcedor na partida entre Clube do Remo e Paysandu, realizada no último domingo, pelo Campeonato Paraense 2013, começa a surtir efeitos práticos. Dois cambistas e 16 torcedores foram julgados e punidos pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por infringirem o Estatuto do Torcedor. Os torcedores foram julgados por incitarem a violência e foram proibidos de comparecer nos jogos de Remo e Paysandu por um ano.

Três dos 16 torcedores punidos portavam armas brancas (facas e canivetes). Já os cambistas – pessoas que compram ingressos de eventos para vendê-los mais caros, fora da bilheteria -, devem ficar longe dos estádios no período de seis meses. As punições foram divulgadas pelo TJPA, através da Coordenação dos Juizados Especiais (CJE), que tem como juiz auxiliar Cristiano Arantes e Silva.

O CJE fez um balanço das atividades do Juizado do Torcedor, que contou com três unidades do Tribunal, sendo uma delas do estádio e as demais próximas ao Departamento de Trânsito (Detran), no clássico Re-Pa. Ao todo, foram realizados 18 procedimentos após o jogo, válido pela final do Primeiro Turno do Parazão.

“Apesar de parecer um número elevado de punidos, apenas três ocorrências foram registradas. O importante é que, quanto menos trabalho e menores números que nós tivermos para divulgar, melhor o resultado do trabalho. O juizado especial itinerante vai continuar nos próximos jogos”, explicou Cristiano Arantes e Silva.

O Juizado do Torcedor volta a funcionar no Re-Pa do próximo domingo, com as mesmas três unidades. A presença do TJPA se dá em partidas com previsão de público de 20 mil pessoas. O órgão é responsável por julgar delitos que aconteceram em um raio de cinco quilômetros do juizado.

A instalação do Juizado do Torcedor faz parte da “força tarefa” montada pelas Polícias Civil e Militar, em conjunto com o Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado (MPE). Para que a lei nº 10.671, conhecida como Estatuto do Torcedor, fosse cumprida à risca, quase duas mil pessoas estiveram envolvidas na segurança aos torcedores que compareceram ao Mangueirão.

Globo Esporte.com, 26/02/2013