Jogadores remistas treinam no Baenão
Jogadores remistas treinam no Baenão

Responsáveis diretos ou indiretos pelo fracasso do Remo na tentativa de conquistar o título do Campeonato Paraense e a vaga na Série D do Brasileiro em 2013, os contratos de 10 jogadores do elenco azulino expiraram no domingo passado, dia 30/06. Entre os que chegaram ao Baenão como contratados estão o goleiro Naylson, os zagueiros Henrique e Mauro, o lateral-esquerdo Berg, os volantes Gerônimo e Tragodara e os meias Endy e Diego Ratinho. Completam a lista dos “sem contrato” os pratas da casa Igor João e Allan Petterson, que já estavam no clube desde temporadas anteriores.

A diretoria remista ainda não manifestou interesse pela renovação de nenhum destes atletas. De todos os jogadores do elenco do Remo com contrato até o final de 2013, o goleiro Fabiano é o que mais interessa aos mandatários azulinos, mas o problema para negociar possíveis renovações contratuais ou para acertar as rescisões dos atletas que não interessam é o mesmo: a falta de recursos financeiros. Quem admite isso é o presidente em exercício, Zeca Pirão, que segue aguardando algumas “definições” para tirar o clube desta situação delicada.

“Não temos nenhuma reunião marcada com os jogadores que têm seus contratos vencidos ou próximos do vencimento. Até o momento estamos sem dinheiro e não sabemos que rumo tomar. Estamos no aguardo de algumas decisões para que as definições comecem a ser adotadas pela diretoria”, confessou o cartola. “Por hora, não temos dinheiro para pagar os atletas. Eles terão que esperar”, acrescentou.

Zeca Pirão também revelou que o clube não tem mais nenhuma verba de patrocínio para ser recebida neste ano, uma vez que já havia pedido o adiantamento dos depósitos durante a disputa do Parazão. “Nós não temos mais nenhum patrocínio para sobreviver. Toda a nossa receita foi adiantada quando precisamos. Estamos em busca de parceiros, mas está difícil, pois temos que pagar salários de funcionários e jogadores. Nos resta, agora, esperar que alguém possa nos ajudar”, enfatizou.

O dirigente, no entanto, acabou fazendo um “mea culpa” ao admitir que o planejamento do clube para a temporada não tinha um “plano B” para a eventualidade de não conseguir vaga na Série D e ficar sem calendário para o segundo semestre do ano – o que acabou se concretizando com o fracasso no Paraense. “Tudo poderia ser diferente se o Remo tivesse ido para a Série D. A receita foi adiantada para dar o melhor para os jogadores do elenco, mas infelizmente não tivemos uma resposta dentro de campo”, avaliou.

Entre os jogadores que ficaram sem contrato com o Remo desde o domingo passado, apenas metade foi efetivamente utilizada ao longo da curta temporada azulina em 2013. Os atletas Naylson, Tragodara e Diego Ratinho não justificaram o investimento feito pelo clube e pouco foram utilizados pelo técnico Flávio Araújo.

O meia Diego Ratinho, que chegou a fazer uma ou duas boas partidas pela fase de classificação do primeiro turno do Parazão, passou o restante da competição esquecido pelo treinador cearense. O goleiro Naylson não teve chances diante do excelente desempenho de Fabiano, titular absoluto da camisa 1, e o volante Tragodara passou mais tempo no Departamento Médico do clube do que treinando no gramado do Baenão.

Por outro lado, Henrique, Mauro, Berg e Gerônimo foram titulares na maior parte da competição e foram importantes em vários jogos do campeonato. Berg, por exemplo, só perdeu sua posição para o prata da casa Alex Ruan na reta final da Taça Estado do Pará por causa de uma lesão muscular.

Já os garotos Igor João e Allan Petterson viveram momentos diferentes no clube. O zagueiro sofreu uma grave contusão no final do ano passado e ainda permanece em tratamento no clube – assim como o também zagueiro Henrique, que acaba de ser submetido a uma artroscopia no joelho direito. Allan Petterson, por seu turno, chegou a aparecer em alguns jogos do Parazão, mas sem conseguir convencer na sua posição de origem (volante) ou mesmo improvisado como zagueiro ou lateral direito.

Amazônia, 02/07/2013