Charles Guerreiro
Charles Guerreiro

O bom retrospecto do time do Paragominas, jogando dentro de casa, é um dos motivos que fazem o técnico Charles Guerreiro confiar na conquista do returno do Campeonato Paraense, hoje, diante do Remo, no segundo e último jogo da decisão. O treinador tem motivos de sobra para tanta confiança. Atuando na Arena Verde, na cidade de Paragominas, o Jacaré do Norte tem sido absoluto, tendo até aqui 100% de aproveitamento, com cinco vitórias seguidas. Uma delas justamente contra o adversário de hoje, por 1 a 0. O placar mais expressivo obtido pelo time do interior foi a vitória, por 5 a 3, sobre o São Francisco, de Santarém.

A partida em que derrotou o Remo foi a única em que o Jacaré marcou apenas um gol. Em toda a competição, em oito partidas, o Paragominas só sofreu uma derrota em casa: 1 a 0 diante do Paysandu, no primeiro turno, fase em que empatou três vezes dentro da Arena Verde contra o Santa Cruz (2 a 2), Águia (1 a 1) e o próprio Remo (2 a 2). Ressalte-se que Guerreiro assumiu o comando da equipe após o tropeço em casa frente ao Águia, substituindo Fran Costa, que pediu demissão. “Felizmente o grupo tem mostrado força jogando em casa e esse é um dos fatores que me dão confiança para reverter a situação neste segundo jogo da final”, diz o treinador.

Guerreiro está consciente de que cada jogo é um jogo e que nem sempre o retrospecto prevalece. “É claro que esse é apenas um aspecto do qual podemos tirar proveito”, afirma. “Mas como cada partida tem a sua própria história, temos de fazer por onde merecer o resultado no segundo jogo”, salienta. Precisando vencer, ainda que seja pelo placar mínimo, o treinador promete colocar seu time no ataque. “Vamos jogar pra cima, buscando o resultado que nos interessa”, avisa. “Evidente que temos de ter todo o cuidado na marcação, já que não podemos sofrer gol para não complicar ainda mais a situação”, ensina.

Há quem acredite que Guerreiro surpreenderá na escalação do time em função da necessidade de vitória. O treinador anunciou, após o jogo de ida, vencido pelo Remo, por 1 a 0, que mudaria o esquema tático com três zagueiro que adotou em Belém, mas ele não informou qual composição tática adotaria no jogo de volta. Desta maneira, Guerreiro abriu brecha para especulações quanto a escalação do time. O técnico, segundo se especula, poderá entrar com três jogadores de ataque – Aleílson, Adriano Miranda e Beá -, adotando, portanto, o sistema 4-3-3, bem mais ofensivo que o 3-5-2 da partida que abriu a decisão do returno.

O Liberal, 05/05/2013