Ramon
Ramon

Vinte e cinco jogadores foram contratados pelo Remo para a disputa do Campeonato Paraense. A maioria desconhecidos dos torcedores azulinos. Apostas do técnico Flávio Araújo ou promessas indicadas pela diretoria do clube. Alguns aprovaram logo de cara e já caíram nas graças da torcida, como o goleiro Fabiano, os zagueiros Carlinhos Rech e Zé Antônio, o meia-atacante Thiago Galhardo e os atacantes Fábio Paulista e Val Barreto. Outros ainda estão lutando para ganhar a confiança do Fenômeno Azul, como os volantes Nata, Tony e os meias Endy e Edilsinho.

Mas é com aqueles que ainda não emplacaram que a direção remista anda preocupada e o principal motivo de descontentamento dos cartolas é com Ramon. O clube fez um forte investimento – cujas cifras não foram reveladas – para comprar parte dos direitos econômicos do atleta, que tem um dos salários mais caros do elenco, para que ele fosse o “maestro” do time em 2013. Até agora, sua demora para recuperar o condicionamento físico ideal e seu desempenho ruim na estreia tem gerado críticas.

Em baixa, ele nem brigou para herdar a camisa 10 deixada por Thiago Galhardo, que ficou de fora das duas últimas partidas do time por causa de uma contratura na coxa direita. No jogo contra o São Francisco o titular foi Edilsinho, que não foi bem no primeiro tempo. Já contra o Águia de Marabá, quando todos aguardavam a entrada desde o início de Ramon, o escalado para a posição foi Endy.

Com um contrato válido até o final de 2014, o jogador está insatisfeito com a reserva, mas espera com o tempo conquistar a confiança do treinador. O próprio reconhece que está devendo. O Remo esperava usar a imagem de um jogador com passagens por Atlético (MG), Flamengo (RJ) e Corinthians (SP), para ter um ídolo como referência. A expectativa agora é que ele possa começar a brilhar a partir da Taça Estado do Pará – o 2º turno do Parazão.

Walber foi expulso em um minuto

Já o lateral direito Walber, um dos jogadores mais bem recomendado por Flávio Araújo, que o tem como um de seus homens de confiança, teve uma estreia desastrosa com a camisa azulina. Depois de quase um mês em recuperação de uma contusão, o jogador finalmente entrou em campo pelo clube no confronto de anteontem, diante do Águia, no Zinho Oliveira, em Marabá. O problema é que ele só ficou em campo apenas por um minuto.

Walber entrou no lugar de Rodrigo Guerra aos 34 minutos e aos 35′, após cometer uma falta dura e completamente desnecessária no goleiro Leandro, acabou expulso com um cartão vermelho direto pelo árbitro Benedito Pinto da Silva. Sua expulsão por pouco não colocou em risco a classificação em primeiro lugar do Leão Azul. Naquele momento o time da capital vencia a partida por 3 a 2 e acabou ficando com 9 jogadores – Leandro Cearense já havia sido expulso.

[colored_box color=”red”]Ainda estão devendo

Branco – Iniciou o campeonato como titular do ataque, mas perdeu a posição para Val Barreto. Como reserva, ele já teve algumas oportunidades, mas não soube aproveitá-las.

Tragodara – Na pré-temporada em Castanhal, o volante chegou a ser considerado titular absoluto do meio de campo remista, mas se machucou em um treinamento, abrindo espaço para Tony.

Edilsinho – Outro que começou o ano titular, mas logo depois perdeu a posição. Ainda assim, foi um dos novatos que mais oportunidades teve no primeiro turno. Ainda assim ficou devendo. Individualista e condutor de bola, não tem características para cumprir o mesmo papel tático de Thiago Galhardo.

Walber – Homem de confiança do treinador, o lateral se machucou duas vezes e conseguiu ser expulso logo na estreia pelo clube. Portanto, ainda é impossível fazer uma avaliação técnica de seu futebol.

Henrique – Jovem zagueiro, saiu do time por causa de uma contusão. Enquanto jogou, mostrou ter dificuldades para se adaptar ao esquema com três na zaga. Pode perder a vaga em definitivo para Mauro.

Ramon – Contratado para ser a principal estrela do Remo, o meia mineiro ainda não conseguiu recuperar a forma física ideal e ainda parece longe do melhor momento técnico.[/colored_box]

[colored_box color=”green”]Deram certo

Fabiano – O goleiro tem mostrado segurança até nas defesas mais difíceis, à queima-roupa. Também tem usado sua experiência para “catimbar” os jogos, ganhando alguns minutos preciosos durante as partidas, especialmente quando o Remo está em apuros.

Carlinhos Rech – Apesar de jovem, tem mostrado liderança dentro e fora de campo. Até por isso ganhou a braçadeira de capitão. Rápido e resoluto nos desarmes, só tem pecado em algumas jogadas aéreas.

Zé Antônio – Zagueiro seguro na marcação, mas de boa movimentação e saída de bola qualificada. Tem se destacado nas cobranças de falta, sendo coroado com o gol que garantiu a vitória diante do Águia de Marabá, na quinta-feira passada.

Berg – Forte na marcação, como provou ao anular o bicolor Yago Pikachu no Re-Pa da quarta rodada, e ousado no apoio ao ataque, já garantiu a condição de “dono da ala esquerda” remista.

Thiago Galhardo – Em um time formado predominantemente por jogadores de marcação, a habilidade e criatividade de Thiago Galhardo têm feito a diferença no lado ofensivo do Remo. Prova disso foi a falta que o meia fez nos jogos contra São Francisco e Águia.

Val Barreto – Principal artilheiro do time no Parazão, o atacante marcou quatro gols nos quatro primeiro jogos do Remo no Parazão e logo se tornou o mais novo xodó da torcida remista, que o apelido de “Valotelli” em alusão ao atacante italiano Balotelli, que acaba de se transferir para o Milan.

Fábio Paulista – Apesar de abusar das jogadas individuais em alguns momentos, o atacante tem sido o principal “garçom” do time neste início de temporada. Com cinco assistências até agora – duas delas no Re-Pa -, ele também já balançou as redes adversárias três vezes.

Leandro Cearense – Uma das principais contratações da temporada, o atacante foi prejudicado pela demora em conseguir sua liberação do Santa Cruz de Cuiarana, mas já começou a mostrar suas qualidades. Fez o gol da vitória no Re-Pa e, na quinta-feira passada, marcou dois no triunfo sobre o Águia.[/colored_box]

O Liberal, 10/02/2013