Paulo Victor
Paulo Victor

Muito torcedor do Remo não sabe, mas o dia 12/04 é importante na história do clube. Há 21 anos, o Leão conquistava o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, o último dos azulinos para a principal divisão do país.

Para quem não lembra, os remistas venceram por 2 a 1 o Itaperuna (RJ), no estádio Caio Martins, de propriedade do Botafogo (RJ), em Niterói (RJ). Os gols da partida foram marcados pelos atacantes Lamartine e Formiga. Índio descontou para o Itaperuna.

A equipe base, comandada pelo treinador Waldemar Carabina, tinha Paulo Victor; Marcelo, Belterra, Silvano e Luís Carlos; Agnaldo, Alencar e Arthur; Formiga, Luciano Viana e Lamartine. O elenco contava ainda com jogadores como Papelin, Dicão, Edmilson, Rildon, César e Alencar.

Curiosamente, nenhuma televisão possui imagens sobre o jogo, pois foi considerado de baixa importância pelas emissoras cariocas. Porém, na volta da delegação do Rio de Janeiro para Belém, os jogadores foram recepcionados por uma multidão no Aeroporto da cidade.

O goleiro Paulo Victor, que também defendeu o Fluminense (RJ) e a Seleção Brasileira, um dos principais jogadores do elenco remista de 1992, simplificou a sensação por toda a festa dos torcedores.

“É brincadeira, né!? Só quem está participando pode sentir essa emoção. Em todos os clubes que passei, essa recepção nunca existiu”, disse, ainda na pista do aeroporto, logo após sair do avião.

Na competição, os azulinos tiveram o ataque mais positivo da Série B do Brasileiro. O artilheiro da equipe foi Formiga, com 9 gols feitos, três a menos que Saulo, do Paraná (PR), maior goleador do campeonato. Na classificação geral, os remistas ficaram na quinta colocação, com o Paraná sendo o campeão.

A permanência do Remo na elite durou dois anos, pois a equipe acabou rebaixada na temporada de 1994, com o clube não conseguindo mais retornar à Série A do futebol brasileiro desde então.

Veja a campanha do Remo

A Série B do Brasileiro, chamada em 1992 de Campeonato Intermediário, teve a participação de 32 equipes, que foram divididas em 4 grupos de 8, jogando em sistema de ida e volta. Os três primeiros colocados passavam à próxima fase e asseguravam o acesso, já que 12 vagas foram ofertadas para a Série A. Ou seja, o Leão precisou de 14 jogos para comemorar a chegada até a elite do futebol brasileiro.

O Remo fazia parte do grupo 2, ao lado do Vitória (BA), Taguatinga (DF), Desportiva (ES), Anapolina (GO), Americano (RJ), Itaperuna (RJ) e Confiança (SE). A maior goleada azulina foi no dia 19/02, contra o próprio Itaperuna, quando o time venceu por 5 a 0, em Belém. Já a maior derrota foi no dia 14/06, quando o Fortaleza (CE) goleou por 5 a 1, na capital cearense.

O Remo disputou 26 jogos, tendo 12 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, marcando 40 gols e sofrendo 25.

Globo Esporte.com, 12/04/2013