Mangueirão
Mangueirão

Tuna Luso e Clube do Remo jogam nesta quinta-feira (17/01), o primeiro clássico do Campeonato Paraense, no Estádio Olímpico do Pará, Edgar Proença, o Mangueirão. A partida está marcada para às 20h30, e vale pela segunda rodada da competição.

Tuna e Remo treinaram ontem e hoje, respectivamente, e sentiram uma diferença no gramado do estádio. “O gramado não está como sempre esteve, mas dá para jogar futebol”, disse Samuel Cândido, treinador da Lusa.

Para a equipe azulina o gramado é uma preocupação para o dia da partida. “O gramado está horrível, muito irregular. Se chover, vai virar lama e fica muito pesado, a bola não rola. Essa situação pede muito mais esforço do jogador”, contou o meia Endy, do Clube do Remo.

De acordo com Raimundo Mesquita, engenheiro agrônomo responsável pelo gramado, o trabalho para melhorar o Mangueirão já estava sendo feito. “Há duas semanas fizemos um processo de descompactação do solo, que nada mais é que furar o campo, para não haver acúmulo de água e ocorrer a drenagem. Por isso as equipes sentiram buracos no gramado”, revelou o engenheiro.

Mesquita contou ainda que precisou parar o trabalho para a melhora do campo por conta dos treinos das duas equipes, mas que o gramado sofrerá reparos na manhã desta quinta-feira (17/01). “Vamos cortar o gramado e passar o rolo. Ainda vai acontecer a pintura do campo”, disse.

O gramado do Mangueirão tem 11 anos e o Governo do Estado do Pará já prepara uma licitação para que ocorra essa troca do “tapete verde”. Os dois últimos jogos “oficiais” que ocorreram no local foram a partida entre Paysandu e Salgueiro (PE), pela Série C no dia 21/10 no ano passado e o “Jogo das Estrelas” no dia 19/12. A situação do gramado piorou devido as diversas partidas não-oficiais, que aconteceram ainda no mês de dezembro.

Diário Online, 16/01/2013