Remo mostrou que tem potencial e vai buscar o título do Parazão 2013
Remo mostrou que tem potencial e vai buscar o título do Parazão 2013

Dois jogadores saídos diretamente do banco de reservas construíram a vitória do Remo sobre o Santa Cruz, ontem à noite, no estádio Evandro Almeida. Edilsinho e Val Barreto foram decisivos na mudança de postura que empurrou o time ao triunfo.

De um grupo confuso e tenso nos primeiros 45 minutos, a equipe se transformou depois que o meia começou a distribuir jogadas e encurtar a distância com o ataque. Para completar, o atacante – que substituiu Branco – pegou de jeito na bola e marcou o gol mais bonito do campeonato até agora.

Além disso, com a aproximação entre meio e ataque, o Remo criou um punhado de oportunidades e podia até disparar uma goleada, caso Fábio Paulista tivesse melhor pontaria.

Curiosamente, quando se mostrou contido, esperando as iniciativas do Santa Cruz, o Remo ficou sempre em desvantagem. Inverteu o status. Parecia o time pequeno enfrentando um oponente mais poderoso. Basicamente, não conseguia interromper o passe do adversário e isolava Branco e Fábio Paulista no ataque.

O Remo só não tomou gol nos primeiros minutos porque o Santa Cruz fazia tudo, menos agredir. O excesso de toques no meio-campo tornava o time lento, facilmente marcável e pouco efetivo para criar chances. Soares acertou um disparo na trave de Fabiano, mas o Remo na base da valentona também criou dois lances de perigo, com Josy e Paulista.

Depois do intervalo, Flávio Araújo modificou o time e a maneira de jogar. Manteve a boa linha de zagueiros – Henrique, Zé Antônio e Carlinhos Rech – mas percebeu o imenso buraco que havia no meio, onde Josy não estabelecia ligação com o ataque.

Edilsinho substituiu Josy e impôs dinamismo ao setor, acionando Berg pela esquerda e mostrando-se disponível para jogadas junto à área com Paulista e Val Barreto. Com isso, o Santa Cruz pela primeira vez no jogo teve que se preocupar com a cobertura defensiva.

Quando se deu conta, estava envolvido porque seus volantes Lê e Mael cansaram e os meias Fininho e Soares não voltavam para ajudar. Com velocidade, Edilsinho e Barreto passaram a testar a zaga salinense e levaram ampla vantagem. O atacante dominou bola pelo lado esquerdo do ataque e girou para acertar um chute indefensável, no ângulo do gol de Evandro, aos 24 minutos.

Veio então o festival de gols perdidos por Paulista. Sozinho na área, errou dois arremates, depois mandou de chapa por cima da trave e, aos 40 minutos, invadiu a área driblando a zaga, mas o goleiro Evandro fez grande defesa evitando o gol.

O torcedor do Remo, que surpreendeu pela paciência com os passes errados do primeiro tempo, saiu satisfeito do Baenão – e não só pela vitória. Percebeu que Flávio Araújo está montando um time operário, de boa defesa e que marca muito, às vezes até exageradamente. Para quem sonha com o título estadual, não deixa de ser um bom começo.

Saber perder é uma virtude

O bom goleiro Evandro tem todo o direito de dizer que o Remo é tecnicamente fraco. O problema é declarar isto depois de um jogo, principalmente nos 45 minutos finais, em que o seu Santa Cruz escapou de ser goleado pelo adversário supostamente inferior.

No ano passado, o mesmo Evandro fez declaração parecida depois de um empate entre o Cametá e o Remo, no primeiro turno do Parazão. A frase foi praticamente a mesma. No final, a conquista cametaense acabou por lhe dar razão. Vamos ver se, desta vez, sua afirmação se confirma outra vez.

Mais do que uma crítica, ficou a impressão de ressentimento profundo. Bons profissionais não podem se deixar dominar por esse tipo de sentimento menor.

Blog do Gerson Nogueira, 15/01/2013