Remo 1x0 Águia (Leandro Cearense)
Remo 1x0 Águia (Leandro Cearense)

Após uma série de polêmicas rodeando a última rodada da fase de classificação do segundo turno do Campeonato Paraense, Clube do Remo e Águia de Marabá entraram em campo na noite desta quinta-feira (28/03), às 20h30, no Mangueirão, com dois objetivos diferentes, mas só o Leão conseguiu alcançá-lo. O Remo se garantiu entre os quatro primeiros que avançam à próxima fase e acabou rebaixando o Águia à fase seletiva do estadual de 2014.

Para a alegria da torcida remista, o gol foi marcado pelo camisa número 18, Val Barreto, que mais uma vez entrou no segundo tempo para salvar o Leão de uma sequência de resultados negativos. Na semifinal, o Remo terá pela frente o campeão do primeiro turno, o Paysandu, no próximo sábado (06/04), às 16h, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O jogo é de vida ou morte para os azulinos na caminhada rumo à conquista da vaga na Série D, que tem na outra semifinal mais concorrentes: Tuna e Paragominas.

Com ambos os times precisando da vitória, Clube do Remo e Águia de Marabá iniciaram o jogo no Mangueirão em velocidade máxima. Muita correria, vontade e poucas chances, principalmente com os donos da casa. No Águia, o personagem das vitórias do clube no campeonato é quem começou dando trabalho ao Leão. O filho do técnico e artilheiro do Azulão no campeonato, Danilo Galvão, criava as principais chances, mas esteve bastante isolado no começo do duelo, tendo dificuldades para passar da zaga remista.

Criticado nos últimos jogos do clube azulino, o meia Thiago Galhardo também demonstrou disposição para limpar a sua barra perante ao torcedor. Em boa jogada de Fábio Paulista, o camisa 10 recebeu na ponta direita e emendou uma “bomba”, levando perigo para o goleiro Adriano, que só observou a bola indo para fora.

Aos 28 minutos, o Remo chegou muito perto do primeiro gol no Mangueirão. Em jogada bem trabalhada pelo meio de campo, Leandro Cearense tabelou com Paulista, na entrada da área, e chutou rasteiro, levando perigo ao gol de Adriano. Faltou pouco para os azulinos.

Mais Leão! Aos 35 minutos do primeiro tempo, os comadados de Flávio Araújo puxaram contra-ataque com muito perigo, quase fatal. Walber acelerou no lado direito e tocou no meio para Thiago Galhardo, que dominou e passou rápido para Nata. O camisa 7 entrou livre na área, mas tentou fintar o zagueiro e perdeu a bola. A torcida ficou na bronca.

O Águia equilibrou as ações e combateu de igual para igual o setor de articulação do time mandante da partida. Jogadores do meio de campo aguiano passaram a valorizar a posse de bola e diminuíram o ímpeto do Remo de chegar ao ataque.

Sob vaias de parte da torcida que compareceu ao estádio Olímpico do Pará, o árbitro apitou pela última vez nos primeiros 45 minutos de jogo, com o empate sem gols. O resultado parcial colocava os azulinos enfrentando o Paragominas no mata-mata.

No início do segundo tempo, Flávio Araújo e João Galvão não mexeram nas suas equipes. Para o Remo, no entanto, a torcida exigia mudança de postura para conseguir a vitória, mesmo o empate já servindo para a classificação.

Quem começou assustando na etapa final foi o Águia de Marabá. Tentando manter o ritmo do primeiro tempo e valorizando a posse de bola, os marabaenses iam ao ataque com cautela. Em uma das chegadas, aos 5 minutos, Renatinho ajeitou a bola e mandou um chutaço que passou por cima do gol de Fabiano.

O Remo respondeu com mais uma tabelinha na entrada da grande área. Fábio Paulista trabalhou a bola com Walber na direita e encontrou Thiago Galhardo, que girou e bateu rasteiro, mas Adriano mostrou agilidade e caiu para fazer a defesa.

Na esperança de dar uma nova dinâmica ao time, Flávio Araújo recorreu ao xodó do torcedor. Val Barreto, um dos artilheiros da equipe neste Parazão, entrou no lugar de Fábio Paulista, deslocando Leandro Cearense para jogar mais aberto nos lados do gramado.

A torcida do Águia foi à loucura, aos 25 minutos. Escapando pelo lado direito do ataque, Alan Taxista se livrou da marcação remista e cruzou forte rasteiro, na direção de Danilo Galvão, mas o zagueiro Zé Antônio foi veloz e conseguiu a antecipação. Danilo ficou lamentando não ter tido a chance de concluir para o fundo da rede.

A bola parada também foi uma alternativa para o Clube do Remo, ainda mais quando se tem Zé Antônio. O homem que chuta forte nas faltas do time azulino teve oportunidade na entrada da área, mandando um foguete, mas a bola saiu pelo lado direito e não assustou Adriano.

Em cobrança de escanteio, aos 34 minutos, o chamado Fenômeno Azul levou um susto grande. A bola jogada para dentro da área foi no meio da confusão e sobrou para Danilo Galvão, que testou, mas Berg tirou quase em cima da linha. A zaga do Remo meteu o bico e afastou o perigo.

Sem criatividade, mais uma vez Zé Antônio foi o jogador do Remo que esteve perto de abrir o marcador. Em falta muito perigosa no círculo central da grande área, o zagueiro do Remo chutou forte, no lado do goleiro, mas a bola explodiu na trave e foi para a linha de fundo. Adriano já estava batido.

Quando tudo já estava caminhando para o empate sem gols, aos 47 minutos do segundo tempo, o meio Diogo Capela escapou da marcação e entrou na grande área e foi derrubado por Renatinho. O árbitro marcou o pênalti! Val Barreto pediu a preferência e bateu no meio do gol, garantindo os três pontos do Remo: 1 a 0.

Após o gol, o Águia não teve tempo de fazer mais nada, esperando apenas o final do jogo e lamentando o seu rebaixamento, enquanto que os azulinos já miravam o Re-Pa, desta vez na semifinal do segundo turno.

Portal ORM, 28/03/2013

Clique aqui e confira os melhores momentos da vitória remista