Tony
Tony

Com foco total na preparação para a estreia no Campeonato Paraense de 2013, contra o Santa Cruz de Cuiarana, que acontece na próxima segunda-feira, às 20h30, no Baenão, o técnico Flávio Araújo realizou um treino técnico de ataque contra defesa no gramado do campo do União na tarde de ontem, em Castanhal. O comandante azulino já adiantou que escalará praticamente o mesmo time que atuou nos coletivos do final de semana, no esquema 3-5-2.

A única indefinição está na ala direita. O lateral Walber, que havia voltado aos treinos com bola na semana passada, após se recuperar de uma lesão muscular, voltou a acusar dores na coxa esquerda e precisou ser levado para Belém, onde passou por alguns exames. Segundo o médico Jorge Silva, o atleta foi reavaliado na tarde de ontem e ficou constatada uma contratura na parte posterior da coxa. Por isso, ele já está vetado para a primeira rodada.

Sem ele, a primeira opção seria Rodrigo Guerra, mas o recém-chegado ainda precisa recuperar o condicionamento físico e dificilmente teria fôlego para atuar os 90 minutos. Mesmo assim, o jogador se colocou à disposição do comandante azulino. De qualquer forma, Flávio Araújo ainda tem a alternativa de improvisar o volante Tony na ala direita.

O meio-campista mostrou boa desenvoltura nas oportunidades em que foi testado no setor, especialmente no coletivo de sexta-feira passada, e agradou o treinador. Caso Tony seja escalado na ala, o volante Tragodara é o mais indicado para ocupar sua vaga na cabeça-de-área.

Além de Walber, outros três jogadores ficaram de fora da atividade de ontem à tarde. O zagueiro Zé Antônio, que sentiu uma pequena indisposição física, ficou no hotel em repouso total. Já o meia Edilsinho e o atacante Paulista, ambos com dores musculares, apenas deram voltas no gramado. “Como só teremos treinamento amanhã (hoje) à tarde, acreditamos que todos os três estarão completamente recuperados e à disposição da comissão técnica”, projetou Jorge Silva.

Em campo, durante cerca de um hora e meia, Flávio Araújo parou o treinamento e repetiu diversas vezes as saídas de bola da defesa e fez ajustes na proteção da zaga, que treinou com o volante Nata improvisado como um dos três zagueiros – os outros dois eram Carlinhos Rech e Henrique.

No final da primeira parte da atividade, o meia Thiago Galhardo sentiu dores na coxa direita e precisou sair de campo. Chegou-se a pensar que o camisa 10 seria mais uma dor de cabeça para o Departamento Médico remista. No entanto, tudo não passou de um susto. Após ser avaliado pelo médico Jorge Silva, ficou definido que o atleta não sofreu nenhuma contusão e que poderá treinar normalmente hoje.

“Chutei a primeira vez e a bola quase não saiu do lugar. Percebi que tava com a perna pesada. Na segunda vez, chutei mais forte e senti uma dor, mas isso é só cansaço muscular. Nunca tive histórico de lesão, então isso não preocupa nem para o coletivo de amanhã (terça-feira)”, explicou o próprio jogador.

Hoje à tarde, Flávio Araújo pretende realizar um novo treino coletivo, dessa vez no CT do Castanhal. Neste trabalho, o time titular deve ter: Fabiano; Zé Antônio, Carlinhos Rech e Henrique; Rodrigo Guerra (Tony), Nata, Tony (Tragodara), Thiago Galhardo e Berg; Branco e Fábio Paulista.

O Liberal, 08/01/2013