José Carlos Dalanhol, presidente do Vilhena (RO)
José Carlos Dalanhol, presidente do Vilhena (RO)

O Campeonato Rondoniense só termina no dia 01/06, mas nos bastidores corre o boato de que nenhum dos quatro semifinalistas teria interesse em disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, que começa dia 02/06. O Remo – que perdeu a vaga para o Paragominas, representante do Pará na competição – estaria de olho na suposta vaga. Porém, os times rondonienses (Ariquemes, Genus, Pimentense e Vilhena) descartam a possibilidade de desistência. A diretoria do clube paraense também se manifestou.

“No momento, nossa preocupação é pagar os jogadores e liberá-los, pois não temos calendário. Se por um acaso acontecer uma desistência, vamos nos dedicar para montarmos um outro time. Mas digo que o Remo não tem nada de concreto hoje”, disse Maurício Bororó, diretor do Remo.

Se depender dos semifinalistas do Rondoniense, essa vaga não deve sair do Estado. O primeiro a confirmar a participação no Brasileirão, vencendo o Estadual ou não, foi o Vilhena (RO), que disputou a competição em 2012 – foi eliminado pelo Sampaio Corrêa (MA) nas oitavas. O presidente do clube, José Carlos Dalanhol garante até patrocinador.

“Se conquistarmos a vaga vencendo o Rondoniense será ótimo, estamos trabalhando para isso. Caso não seja possível e o vencedor não tenha interesse na vaga para a Série D, nós temos. Para isso, a gente pretende já conversar com os finalistas após a partida de domingo e correr atrás de patrocínio, reforços e tudo o que for necessário. Mas garanto que essa vaga, mesmo que ninguém mais queira, não sairá daqui”, enfatiza Dalanhol.

O Pimentense (RO) também quer a vaga e, quem sabe, fazer a sua primeira participação em um campeonato nacional. Cláudio Rocha, presidente do clube, diz que a chance de desistir é remota e caso o time vença o Estadual, o mesmo grupo deverá ser “convocado” para o Brasileirão. “Só não participaríamos se não conseguíssemos um patrocinador, que é algo improvável. É uma competição nacional que desperta interesse”, diz o presidente do Pimentense.

O presidente do Ariquemes (RO), Cláudio Correia partilha da mesma opinião. “Estamos aptos a isso. Se vencermos, vamos para a Série D, sem dúvida”, disse.

Mais cauteloso, o único representante da capital prefere não fazer planos com a vaga, mas se vencer não abre mão de disputar. “Temos interesse sim, claro. Não estou pensando em patrocínios, reforços ou nada do tipo ainda porque nem sequer vencemos o Rondoniense, mas ainda assim ressalto que caso ninguém queira, a gente vai. Essa vaga não sai daqui”, disse Edney Lima, presidente do Genus (RO).

Globo Esporte.com, 14/05/2013