PSC 1x1 Remo (Mauro)
PSC 1x1 Remo (Mauro)

De um lado, um time campeão do primeiro turno do Parazão, invicto há 15 partidas e classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. Do outro, uma equipe instável, que acumula apenas uma vitória em cinco jogos, eliminado da competição nacional. Esse é o cenário que envolve o clássico entre Clube do Remo e Paysandu, neste sábado, a partir das 18h30, no Mangueirão, pela semifinal do Segundo Turno do Campeonato Paraense 2013.

Melhor colocado na fase de classificação do Parazão, o Paysandu joga por dois empates para chegar à decisão do Estadual. Já o Remo precisa reverter a vantagem do maior rival, iniciando com uma boa partida na tarde de hoje, evitando que a crise no Baenão aumente ainda mais após a derrota por 3 a 0 para o Flamengo (RJ).

No Paysandu, o momento é de tranquilidade. O clube não perde há 15 partidas, eliminou o São Raimundo (RR) na primeira fase da Copa do Brasil e teve mais de uma semana de preparação para o clássico Re-Pa. O técnico Lecheva comemora o bom momento do time que, segundo ele, vive um clima de identificação com o torcedor. Para completar, Lecheva terá todo o grupo para o confronto diante do maior rival.

O treinador praticamente tinha definido a equipe titular até o coletivo apronto realizado na última quinta-feira. A base foi mantida, com exceção do atacante Heliton, que formou dupla de ataque com Iarley. Porém, João Neto, um dos artilheiros do campeonato com 10 gols marcados, fez dois gols pelo time reserva e quando jogou entre os titulares deu uma outra movimentação ao setor ofensivo, dando uma “dor de cabeça” para o comandante bicolor.

Após a derrota para o Flamengo, o vice-presidente de futebol do Remo, Zeca Pirão, quis o afastamento do lateral-direito Walber e dos meias Thiago Galhardo e Clebson. Porém, segundo ele, após “esfriar a cabeça”, deixou a decisão nas mãos do técnico Flávio Araújo, que só teve um treinamento regenerativo na sexta-feira para definir a equipe titular. O cansaço após a viagem que durou cerca de 12 horas do Rio de Janeiro a Belém também é um fator negativo para os remistas.

Flávio Araújo deve manter o sistema tático com três zagueiros para o jogo diante do rival. Com Zé Antônio suspenso por acúmulo de cartões amarelos, Mauro deve compor a zaga com Henrique e Carlinho Rech. Rech sentiu dores no tornozelo direito e poderia ficar de fora do jogo. Nas laterais, Alex Ruan deve ser mantido na esquerda, já que Berg se recupera de lesão. Na direita, Endy pode aparecer na vaga de Walber. Já no meio-campo, Diogo Capela é o favorito para jogar no posto de Galhardo, criticado no último jogo. Por fim, no ataque, Fábio Paulista disputa uma posição com Leandro Cearense e Val Barreto.

Globo Esporte.com, 20/04/2013