Paragominas 2x2 Remo (Val Barreto)
Paragominas 2x2 Remo (Val Barreto)

Tentando retomar a liderança do segundo turno do Campeonato Paraense, o Clube do Remo entrou em campo na noite desta quinta-feira (21/03), às 20h30, na Arena Verde. Mas o adversário e dono da casa, o Paragominas, acabou com as pretensões azulinas, venceu e entrou no G4. Diante do gramado castigado pela chuva, a vitória aconteceu com o placar mínimo: 1 a 0. O gol foi do meia improvisado na lateral esquerda, Rondinelly, que chutou de fora da área, aos 3 minutos do segundo tempo, deixando o Leão correndo atrás do resultado durante toda a etapa final.

Para piorar a situação remista, o atacante Branco recebeu cartão vermelho após agredir o adversário e, além de deixar o Leão com um a menos durante o jogo na Arena, ainda é desfalque do time azulino para a próxima partida.

Com 9 pontos, o Paragominas ultrapassou o próprio Remo e foi para a terceira posição. Já os remistas, pela primeira vez ocupam a quarta colocação no returno, com a mesma pontuação de PFC e Tuna Luso, mas perde nos critérios de desempate. O Santa Cruz de Cuiarana, também com 9 pontos, está em quinto. Na próxima rodada, o Clube do Remo faz mais uma partida jogando fora de casa, dessa vez contra o São Francisco, domingo (24/03), às 17h, no estádio Colosso do Tapajós. O Paragominas joga nos mesmos dia e horário, contra o Águia de Marabá, no Zinho Oliveira.

O jogo começou com o torcedor do Paragominas comemorando gol, só que o árbitro anulou. No primeiro minuto de bola rolando, Weller arriscou chute de fora da área, a bola bateu na trave e sobrou para Aleílson, que em posição irregular colocou para dentro.

Com o gramado da Arena Verde quase impraticável para o futebol, os jogadores tiveram que utilizar alguns recursos de “beach soccer” para criação de algumas jogadas e chegar à área do adversário. Toques por cima e chutes de fora da área foram as formas que os dois times encontraram. Foram justamente as poças d’água que limitaram a técnica dos jogadores de articulação das duas equipes. Apesar da empolgação vinda das arquibancadas e da necessidade por vitória, a bola não conseguiu rolar e os goleiros pouco trabalharam até a marca dos 20 minutos.

Aos 25 minutos, a zaga do Remo se atrapalhou na saída de bola e quase deu o primeiro gol para o time comandado por Charles Guerreiro. Mauro errou o passe e a bola ficou com Maraú, que experimentou uma bomba de fora da área, assustando o goleiro Fabiano. Na ausência do bom futebol, os primeiros 45 minutos foram recheados de lances mais duros das respectivas marcações, mas o árbitro distribuiu apenas dois cartões amarelos.

O Remo quase abriu o placar em um lance típico de futebol de areia. Após troca de passes pelo alto, o “pivô” do Leão, Val Barreto, escorou de cabeça e deixou a bola na entrada da área para Clebson, que chutou de primeira, mas a bola saiu por cima do gol.

Sem maiores lances de perigo e com excesso de bicos e carrinhos, o árbitro deu último apito no primeiro tempo, deixando na torcida a expectativa de um segundo tempo melhor, com apresentações mais convincentes de Clube do Remo e Paragominas. Por conta de reclamação de dor do zagueiro Mauro e para evitar um cartão vermelho para Nata, o técnico Flávio Araújo, de cara, executou duas mudanças em relação a formação que iniciou a partida. Carlinhos Rech entrou na zaga e Tony na cabeça de área.

Apesar das mudanças azulinas, foi o Paragominas, que já mostrava mais vontade no primeiro tempo, quem chegou ao gol. Aos 3 minutos, Rondinelly aproveitou o corte da zaga azulina para emendar um chute forte, de fora da área, no canto esquerdo de Fabiano: 1 a 0. A bola ainda desviou na zaga remista antes de entrar.

Na sequência do gol, o Leão quase chegou ao empate. Em jogada iniciada pelo lado esquerdo, com cruzamento de Berg, a bola espirrou e ficou nos pés do atacante Branco, que chutou e viu a bola passar pelo goleiro e parar nos pés de Ilaílson, que afastou o perigo. Faltou pouco para o empate!

As mudanças do início do segundo tempo não alteraram a forma do Clube do Remo atuar. O Leão continuava apostando em uma falha da defesa do Paragominas para poder criar algum lance de perigo, mas não conseguia ser efetivo. Aos 17 minutos, enfim, o visitante da noite teve uma chance que quase resultou em gol na etapa final. O volante Jhonnatan recebeu passe no bico da grande área, cortou dois zagueiros e chutou cruzado, mas nenhum atacante alcançou a bola, que passou pela linha de fundo.

Em um lance parecido, Adriano Miranda assustou o goleiro Fabiano. O atacante dominou bola pelo lado direito do ataque do Paragominas, olhou para o gol e arriscou o chute. A bola foi desviada pela zaga azulina e passou perto da trave direita do Remo.

Flávio Araújo apostou em Leandro Cearense a sua última ficha para tentar empatar a partida. O atacante entrou no lugar do zagueiro Henrique, mudando o esquema tático do Leão para o 4-3-3, abrindo Branco e Val Barreto pelas pontas e deixando Cearense como o “homem de referência” na grande área. Porém, aos 36 minutos o atacante Branco agrediu um jogador do Paragominas e recebeu o cartão vermelho, desfalcando os remistas, depois que Flávio Araújo não tinha mais como fazer substituições.

O Paragominas, com um jogador a mais, trabalhou a bola de um lado para o outro, deixando o Remo sem controle no jogo. Aleílson e Adriano Mirando foram deslocados para as pontas, levando trabalho aos zagueiros remistas nos minutos finais.

Portal ORM, 21/03/2013

Clique aqui para conferir os melhores momentos da partida